COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Papa estabelece Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

silenzio e solitudine, luce e bellezza, preghiera e contemplazione  (31)
Vaticano, 10 Ago. 15 / 04:55 pm (ACI).- O Papa Francisco decidiu estabelecer o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a ser realizada a cada 1º de setembro, a partir deste ano, como acontece há tempos na Igreja Ortodoxa.

Em uma carta enviada aos cardeais Turkson e Koch, Presidentes do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, respectivamente, o Santo Padre decidiu instituir esta celebração, em concordância com o tema tratado em sua encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum.

“Compartilhando com o querido irmão Bartolomeu, Patriarca Ecumênico, a preocupação pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, que interveio durante a apresentação da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, desejo comunicar-lhes que decidi instituir também na Igreja Católica o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’, que, a partir deste ano, viria a ser celebrado no dia 1º de setembro, como acontece há tempo na Igreja Ortodoxa”, assinala o texto.

O Pontífice afirma logo que “como cristãos, queremos oferecer nossa contribuição para superar a crise ecológica que a humanidade está vivendo”.

“A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que implica deixar brotar todas as consequências de seu encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo que os rodeia”. De fato, ‘viver a vocação de ser protetores da obra de Deus é parte essencial de uma existência virtuosa, não consiste em algo opcional nem em um aspecto secundário da experiência cristã’”.

O Santo Padre disse ainda que este Dia “oferecerá a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de protetores da criação, elevando a Deus uma ação de graças pela maravilhosa obra que Ele confiou a nosso cuidado, invocando sua ajuda para a proteção da criação e sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo no qual vivemos”.

Através de sua carta, o Papa pediu que “as distintas conferências episcopais no mundo celebrem este Dia com diversas iniciativas nas quais colaborem sacerdotes, religiosos e leigos”; e anima que esta ocasião seja também um motivo para aumentar os laços ecumênicos com outros crentes em Cristo.

Para concluir o Pontífice encomenda esta iniciativa à intercessão da Virgem Maria e de São Francisco de Assis, “cujo Cântico das Criaturas move a tantos homens e mulheres de boa vontade a viverem louvando o Criador e respeitando a criação”.

Por Walter Sánchez Silva

http://www.acidigital.com

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: