COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Papa estabelece Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

silenzio e solitudine, luce e bellezza, preghiera e contemplazione  (31)
Vaticano, 10 Ago. 15 / 04:55 pm (ACI).- O Papa Francisco decidiu estabelecer o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a ser realizada a cada 1º de setembro, a partir deste ano, como acontece há tempos na Igreja Ortodoxa.

Em uma carta enviada aos cardeais Turkson e Koch, Presidentes do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, respectivamente, o Santo Padre decidiu instituir esta celebração, em concordância com o tema tratado em sua encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum.

“Compartilhando com o querido irmão Bartolomeu, Patriarca Ecumênico, a preocupação pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, que interveio durante a apresentação da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, desejo comunicar-lhes que decidi instituir também na Igreja Católica o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’, que, a partir deste ano, viria a ser celebrado no dia 1º de setembro, como acontece há tempo na Igreja Ortodoxa”, assinala o texto.

O Pontífice afirma logo que “como cristãos, queremos oferecer nossa contribuição para superar a crise ecológica que a humanidade está vivendo”.

“A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que implica deixar brotar todas as consequências de seu encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo que os rodeia”. De fato, ‘viver a vocação de ser protetores da obra de Deus é parte essencial de uma existência virtuosa, não consiste em algo opcional nem em um aspecto secundário da experiência cristã’”.

O Santo Padre disse ainda que este Dia “oferecerá a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de protetores da criação, elevando a Deus uma ação de graças pela maravilhosa obra que Ele confiou a nosso cuidado, invocando sua ajuda para a proteção da criação e sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo no qual vivemos”.

Através de sua carta, o Papa pediu que “as distintas conferências episcopais no mundo celebrem este Dia com diversas iniciativas nas quais colaborem sacerdotes, religiosos e leigos”; e anima que esta ocasião seja também um motivo para aumentar os laços ecumênicos com outros crentes em Cristo.

Para concluir o Pontífice encomenda esta iniciativa à intercessão da Virgem Maria e de São Francisco de Assis, “cujo Cântico das Criaturas move a tantos homens e mulheres de boa vontade a viverem louvando o Criador e respeitando a criação”.

Por Walter Sánchez Silva

http://www.acidigital.com

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

  • 311.919 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 708 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: