COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Taizé: 75 anos.

Taizé

100 anos do nascimento de Roger Schutz e os dez anos da sua morte:
Papa destaca «paixão» do irmão Roger pela unidade da Igreja.

Taizé, França, 19 ago 2015 (Ecclesia) – O Papa escreveu uma mensagem à comunidade de Taizé, que esta quinta-feira completa 75 anos, na qual afirma que o seu fundador, o irmão Roger, procurou “com paixão a unidade da Igreja”.

No texto, transmitido à comunidade pelo cardeal suíço Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (Santa Sé), Francisco acrescenta que o irmão Roger se abriu “aos tesouros depositados nas diversas tradições cristãs, sem no entanto chegar à ruptura com a sua origem protestante”.

“Pela sua perseverança, da qual fez prova durante a sua longa vida, ele contribuiu para modificar as relações entre cristãos ainda separados, traçando para muitos um caminho de reconciliação”, refere.

Segundo o Papa, o irmão Roger alimentava a sua fé da Sagrada Escritura e referia-se ao ensinamento dos Padres da Igreja, os teólogos dos primeiros séculos do cristianismo. Por isso, “ele baseava-se nas fontes cristãs e sabia actualizá-las junto dos jovens”, prossegue.

O fundador da comunidade de Taizé chegou à pequena aldeia da Borgonha a 20 de Agosto de 1940; nos primeiros tempos, o então jovem pastor calvinista acolhia refugiados fugidos da metade norte da França, ocupada pelos nazis.

Esta foi uma das datas aniversárias que, entre sábado e domingo, foram evocadas na presença de uma centena de responsáveis religiosos, de diferentes igrejas cristãs, mas também de judeus, muçulmanos, budistas e hindus.

Os outros dois aniversários recordados nestes dias são os 100 anos do nascimento de Roger Schutz e os dez anos da sua morte, a 16 de Agosto de 2005, durante a oração da noite, na Igreja da Reconciliação, assassinado por uma mulher perturbada.

A mensagem do Papa foi transmitida ao actual prior da comunidade, irmão Alois, perante a centena de irmãos de Taizé, os líderes religiosos presentes na aldeia e mais duas centenas e meia de jovens voluntários e animadores dos debates e ateliês dos últimos dias em Taizé.

“O irmão Roger compreendia as jovens gerações; tinha confiança nelas. Ele fez de Taizé um lugar de encontro onde jovens de todo o mundo se sentem respeitados e acompanhados na sua busca espiritual”, observa o Papa.

O texto de Francisco acrescenta: “O irmão Roger amava os pobres, os deserdados, aqueles que, aparentemente, não contam. Ele mostrou, pela sua existência e pela dos irmãos [da comunidade], que a oração vai a par com a solidariedade humana.”

No final do almoço em que os irmãos de Taizé convidaram mais de duas centenas de pessoas – os responsáveis religiosos e os animadores das diferentes iniciativas – o irmão Alois deu a palavra a três mulheres da Associação ‘Le Nid’ (equivalente a O Ninho, que apoia mulheres vítimas de tráfico e prostituição). O gesto foi justificado pela impossibilidade de dar a palavra a todos os convidados.

Essas três mulheres simbolizavam as pessoas que sofrem e que, apesar disso, são capazes de reconstruir a sua vida, disse, referindo-se à violência de que todas elas tinham sido vítimas.

No final da tarde de domingo, o enviado do Papa falou com jornalistas e referiu-se ao drama dos refugiados de África e Médio Oriente que buscam a Europa: “Os políticos não vêem o que se passa”, com a avalanche de refugiados, afirmou.

O cardeal suíço Kurt Koch acrescentou, a propósito dos atentados de Paris, em Janeiro, que ficou “muito contente” por ver tantos políticos na capital francesa unidos contra o terrorismo. “Mas no Médio Oriente temos todos os dias o mesmo problema e não vemos a mesma atitude”, lamentou.

António Marujo, jornalista do religionline.blogspot.pt em serviço especial para a Ecclesia

19 de Agosto de 2015

 

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 20/08/2015 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , .

  • 312.114 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 709 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: