COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Cristãos e islã: no Jubileu, uma nova ponte para construir o diálogo.

Mesa redonda “Também para o islã, Misericórdia é o nome de Deus”

Mesa redonda Também para o islã, Misericórdia é o nome de Deus

“O diálogo com o islã é possível; mais ainda, é necessário. Porque o evangelho e o alcorão relatam o amor de Deus pelo homem”, afirma o reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, dom Enrico dal Covolo, que explica: “Nestes dias de tristeza pelos graves acontecimentos em Paris, estamos cada vez mais convencidos da necessidade de promover um diálogo construtivo com o islã. Temos que nos olhar nos olhos e descobrir homens e mulheres em busca de Deus e dos seus caminhos de paz”.

Isto é especialmente verdadeiro às vésperas do Jubileu da Misericórdia, em cuja bula de proclamação o papa Francisco enfatizou o quanto o islã se refere a Deus como “O Misericordioso”. “Enquanto há quem queira semear o terror tomando como refém um Deus que nunca pode ser terror e morte, nós tomamos o caminho da liberdade, aprofundando com o islã a Misericórdia que une povos e culturas”, destaca o reitor, convidando a “cultivar com cada pessoa de boa vontade uma paixão pela esperança, porque Misericórdia é o verdadeiro nome de Deus e a história é o seu relato. O grito ‘Onde está o teu irmão?’ se repete hoje nas fronteiras líquidas do nosso tempo, ainda habitadas por anjos de misericórdia, chamando as consciências a buscar simetrias para encarnar a fé que respeita a dignidade de cada homem contra o apocalipse da razão”.

Em 3 de dezembro, a Aula Magna da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, receberá uma mesa redonda aberta ao público sobre “A misericórdia na tradição cristã e islâmica”. O diálogo foi aberto com o Irã, país que condenou os massacres de Paris chamando-os de “crimes contra a humanidade”.

Um caminho de diálogo teológico, jurídico e filosófico, a ser conduzido por dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, terá a participação do prof. Mohammad Ali Shomali, diretor do Centro Islâmico do Irã em Londres, e do prof. Antonio Pitta, que leciona Exegese do Novo Testamento na Lateranense. Eles debaterão “A misericórdia na bíblia e no alcorão”.

Sobre “Direito e misericórdia” se manifestarão o prof. Abolfazl Sajedi, da Escola Teológica de Qom, e o prof. Manuel Arroba, do Institutum Utriusque Iuris da Lateranense. No debate sobre “Filosofia e Misericórdia”, participarão o prof. Abdolhossein Khosropanah, diretor do Instituto de Filosofia e Sabedoria Islâmica de Qom, e o prof. Emmanuele Vimercati, decano da Faculdade de Filosofia da Lateranense.

O anúncio do evento vem após a advertência profética do papa Francisco no ângelus de domingo passado: “É uma blasfêmia usar o nome de Deus para justificar violência e ódio”. O convite do Santo Padre é a fazer do Jubileu uma oportunidade extraordinária de encontro e conhecimento mútuo entre as principais religiões monoteístas. Um momento de reflexão e de intercâmbio de boas práticas para construir juntos uma ponte de cultura, humanidade e fé. Durante a visita à Universidade de Qom, em abril passado, dom Enrico dal Covolo assinou um acordo de parceria cultural entre a universidade iraniana e a Lateranense.

O acordo já concretizou uma primeira e significativa iniciativa de 30 de outubro a 5 de novembro, quando a Pontifícia Universidade Lateranense recebeu um grupo de estudantes xiitas e os orientou no conhecimento da Roma cristã, oferecendo-lhes oportunidades de conversar e debater com professores da instituição.

http://www.zenit.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 21/11/2015 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag , .

  • 328.696 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 735 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: