COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Espanha: missas de reparação pela profanação da Eucaristia.

Pampona

Um ‘artista’ utilizou 240 hóstias consagradas para a sua ‘obra de arte’. O arcebispo de Pamplona disse: ‘Profanação gravíssima que ofende a fé, sentimentos e prejudica a liberdade religiosa’

O Arcebispo de Pamplona e bispo de Tudela, Francisco Perez, convocou para esta quarta-feira duas missas de reparação em resposta à exposição sacrílega “Desenterrados” do artista Abel Azcona, que utilizou mais de 240 hóstias consagradas para escrever a palavra “pederastia” em um projeto denominado “Amém”.

A manifestação que o autor define de ‘artística’ foi inaugurada na sexta-feira passada na Sala de Exposições da Praça Serapio Esparza da capital navarra, um local propriedade do arquidiocese que, no anos 90, foi cedido à cidade de Pamplona.

Em um comunicado, o Arcebispo metropolitano “informa e convoca todos à santa missa de reparação que será celebrada na quarta-feira, 25 de novembro, às 19hs, nas Catedrais de Pamplona e de Tudela”.

Além disso, a arquidiocese disse em sua nota que esta exposição “é uma grave profanação da Eucaristia, um fato que ofende profundamente a fé e os sentimentos Católicos e viola a liberdade religiosa”.

Por esta razão, expressou “sua forte condenação destes acontecimentos dolorosos, que constituem um ataque contra a fé da comunidade católica, dos fieis desta arquidiocese e de todos os católicos”.

Também explicou que “um católico que cometesse um ato semelhante incorreria na excomunhão imediata reservada à Sé Apostólica, como indicado no Código de Direito Canônico”, que afirma que “quem joga fora as espécies consagradas, ou as leva consigo ou conserva para um propósito sacrílego, incorre em excomunhão latae sentenciae, reservada à Sé Apostólica”.

Finalmente, Mons. Francisco Pérez agradeceu a todos os fiéis diocesanos e de outros lugares pelas “suas manifestações perante o ato de profanação feito”.

Como garantiu o próprio Abel Azcona, para realizar o projeto “amém” o artista teria participado de 242 celebrações eucarísticas em Pamplona e Madrí. Em todas elas, se aproximava para comungar e guardava o pão consagrado sem ser visto.

Em algumas fotografias, Azcona aparece escrevendo a palavra “pedofilia” com as hóstias consagradas no chão de uma galeria de arte, e com o seu corpo nú na composição, como parte da performance.

 Madrid, 24 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Ivan de Vargas

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 24/11/2015 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag , , .

  • 351.670 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 762 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: