COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Para melhor conhecer o Islão: Textos sagrados.

Para melhor conhecer o Islão Textos sagrados

O Alcorão

Do árabe “Al-qur’an”, significa «a proclamação», «a leitura». «que é constantemente recitado» (com origem no verbo, comum em formas semelhantes, em várias outras línguas semitas atuais e antigas, “qr'”, que genericamente significa «ler», «recitar», «clamar», «convocar», «chamar», «invocar», isto é, o que é para ser lido ou declamado, portanto, o Livro por excelência).

O Alcorão foi revelado a Muhammad entre os anos de 610 e 633 E.C.; a primeira revelação foi recebida na cova de Hira, junto a Meca. O Alcorão encontra-se reunido em “Suras” (capítulos), 92 das quais reveladas em Meca e 22 em Medina, perfazendo um total de 114. Ao todo, o Alcorão compreende 6616 versículos.

Decorrendo a revelação, Muhammad recitou-a aos seus companheiros, que a terão escrito no material que tinham à disposição (omoplatas de camelo, folhas de palmeira, pedras). As revelações a Muhammad foram mais tarde reunidas em forma de livro. Considera-se que a estruturação do Alcorão como livro ocorreu entre 650 e 656.

Suna, Hadith

A palavra árabe “Suna” significa «um caminho», logo “suna do Profeta” significa os caminhos do Profeta, ou aquilo que é normalmente conhecido como “Tradições do Profeta”.

“Suna” significa também os feitos, dizeres e aprovações do Profeta, ao longo dos seus 23 anos como Profeta, e isto significa que tudo o que ele disse, fez ou aprovou, durante o seu tempo como profeta e mensageiro de “Allah”, é considerado uma “suna”, e os muçulmanos têm de seguir e praticar as suas tradições. Os registos validados (o “hadith”) desse «caminho» constituem um exemplo moral para os muçulmanos.

Logo após o Alcorão, a “Suna” é a segunda fonte da lei islâmica. Integrada por muitos livros, os mais importantes são: “Sahih Bukhari”, “Sahih Muslim”, “An-Nisai”, “Attirmidhi”, “Sunan Ibn Majah” e “Sunan Abu Daud”, que perfazem um corpo de lei islâmica e diretivas divinas para muçulmanos em todo o mundo.

A “Suna” é o caminho ou feitos do Profeta Maomé, durante o seu período de profecias; enquanto que o “Hadith” é uma coleção das suas narrações e aprovações, durante o mesmo período. As suas palavras são praticamente equivalentes, na medida em que se referem às tradições do Profeta.

A grande diferença reside no facto dos “Hadiths” serem classificados quanto ao seu estatuto, em relação aos seus textos e à sua cadeia de transmissores.

In “Religiões – História, textos, tradições”, ed. Paulinas
http://www.snpcultura.org
Publicado em 24.11.2015

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 25/11/2015 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , , , , .

  • 352.312 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 763 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: