COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Bento XVI: a publicação do Segredo de Fátima está completa

Bento XVI reafirma que publicação do Segredo de Fátima está completa.

Bento XVI reafirma que publicação do Segredo de Fátima está completa.

Papa emérito rompe silêncio para rejeitar informações contrárias, que considera «puras invenções»

Cidade do Vaticano, 21 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa emérito Bento XVI rompeu hoje o seu silêncio para reafirmar que a publicação do chamado ‘Segredo de Fátima’ ficou completa após a divulgação da sua terceira parte, no ano 2000.

A declaração foi publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, em reação a artigos que davam contas de declarações atribuídas ao professor Ingo Dollinger, padre alemão e antigo professor de teologia no Brasil, segundo o qual o então cardeal Joseph Ratzinger lhe teria dito que a publicação do segredo não estava completa.

“A este propósito, o Papa emérito Bento XVI comunica que ‘nunca falou com o professor Dollinger a respeito de Fátima’ e afirma claramente que as declarações atribuídas ao professor Dollinger são ‘puras invenções, completamente não verdadeiras”, refere a nota oficial. “A publicação do terceiro segredo de Fátima está completa”, acrescenta o comunicado.

A terceira parte do Segredo de Fátima foi dada a conhecer em 2000, no Santuário da Cova da Iria, por ocasião da terceira peregrinação de João Paulo II a Portugal.

Em 2000, o agora Papa emérito Bento XVI era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (cardeal Joseph Ratzinger) e assinou o “comentário teológico” à terceira parte do segredo, no qual se fala de um “Bispo vestido de branco” que caminha no meio de ruínas e cadáveres, imagem associada ao atentado sofrido por João Paulo II a 13 de maio de 1981.

O texto relativo ao Segredo de Fátima  (uma mensagem anunciada por Nossa Senhora aos Pastorinhos em julho de 1917 e escrita por Lúcia na década de 40 do século XX)  pode ser consultado no sítio do Vaticano.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917. Nessas aparições, os videntes receberam o chamado “segredo”, divido em três partes.

Jacinta e Francisco morreram com 9 e 10 anos, respetivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000; a terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), encontra-se em processo de beatificação.

CB/OC
Agência Ecclesia
21 de Maio de 2016

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 22/05/2016 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , , .

  • 318.422 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 721 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: