COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Fátima 2017: Milhares de cartas e escritos depois, Irmã Lúcia de Jesus mais perto da beatificação

Sessão de clausura da fase diocesana do processo de canonização vai homenagear virtudes da vidente

LUCIA.jpg

Lisboa, 09 fev 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra e a vice-postulação da Causa de Canonização da Irmã Lúcia (1907-2005) vão promover a 13 de fevereiro a sessão de clausura do inquérito diocesano, que exigiu a análise de milhares de cartas e escritos.

Esta fase do processo de canonização da vidente de Fátima reúne todos os escritos da Irmã Lúcia, os depoimentos das testemunhas ouvidas acerca da sua fama de santidade e das suas virtudes heroicas, passando agora para a competência direta da Santa Sé e do Papa.

Após a sessão de clausura, todo o material recolhido é entregue na Congregação das Causas dos Santos (Santa Sé), de acordo com as normas estabelecidas pela Igreja Católica.

Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, referiu em entrevista à Agência ECCLESIA que a documentação relacionada com a Irmã Lúcia passa dos 10 mil escritos e que as cartas conhecidas são mais de 9 mil.

A parte inicial da causa de canonização da Irmã Lúcia começou em 2008, três anos após a sua morte, depois de o agora Papa emérito Bento XVI ter concedido uma dispensa em relação ao período de espera estipulado pelo Direito Canónico (cinco anos).

A fase diocesana contou com o trabalho a tempo inteiro cerca de três dezenas de pessoas, 18 delas teólogos e 8 elementos na Comissão histórica, adianta uma nota publicada pelo Santuário de Fátima.

Neste período de mais de oito anos teve lugar a recolha e estudo teológico dos documentos escritos pela Irmã Lúcia: os livros publicados: o seu diário a que deu o título ‘O meu Caminho’; a documentação epistolar e outros inéditos.

“Simultaneamente, foram ouvidas várias pessoas que com ela conviveram e cujo testemunho nos forneceu dados fundamentais para traçar o perfil da vida e das virtudes da religiosa carmelita que foi, um dia, vidente de Fátima”, acrescenta a sala de imprensa do Santuário.

Após a análise do estudo do processo, em Roma, espera-se que o Papa assine o decreto da “Heroicidade das Virtudes”, que proclama um fiel católico como “venerável”; após esta fase, é necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão do venerável, para que possa ser beatificado.

A sessão solene de clausura da fase do Inquérito Diocesano do Processo de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus vai ter lugar esta segunda-feira, no Carmelo de Santa Teresa de Coimbra.

A cerimónia tem início às 17h00, seguindo-se uma Missa de ação de graças; pelas 21h30, tem lugar o concerto ‘O meu caminho’, com o Coro Sinfónico Lisboa Cantata, o Coro Infantil do Conservatório Regional de Coimbra e a Orquestra Clássica do Centro, na Sé Nova de Coimbra.

A irmã Lúcia de Jesus viveu 57 anos de vida carmelita e encontra-se sepultada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, desde 2006.

O encerramento da fase diocesana do processo de canonização está em destaque na edição desta sexta-feira do Semanário ECCLESIA, com entrevistas à irmã Ana Sofia, do Carmelo de Santa Teresa, ao bispo de Coimbra e à vice-postuladora da causa, entre outros depoimentos.

OC
Agência Ecclesia
09 de Fevereiro de 2017


 

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 14/02/2017 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , .

  • 318.779 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 722 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: