COMBONIANUM – Formazione Permanente

UNO SGUARDO MISSIONARIO SUL MONDO E LA CHIESA Missionari Comboniani – Formazione Permanente – Comboni Missionaries – Ongoing Formation

Uma escola na favela entre os tiroteios

Favela-Jacarezinho

A favela do Jacaré é um dos mais ferozes campos de batalha das quadrilhas que disputam poder e território no Rio de Janeiro. A distância da Escola Municipal Rio de Janeiro para a boca de fumo mais próxima da comunidade é de aproximadamente 100 metros. A realidade dos alunos é, do lado de fora, igual a de qualquer outra criança que vive em área conflagrada: ocupação e revistas policiais, noites de tiroteio, medo de balas perdidas. Mas, dentro dos muros do colégio, a brutalidade se transforma. A unidade tem uma das 15 maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede pública no Brasil. O desempenho alto é fruto de processos pedagógicos adotados pela direção. A nota do Ideb de 2015, última divulgada, é 5,8 contra a média de 4,3 da rede municipal. “Nós damos amor e carinho, mas também recebemos deles [alunos]. É o que faz a escola ter boas notas”, diz Flávia Rezek, diretora da unidade, em entrevista à revista brasileira Veja.

A primeira semana de aulas sempre é de boas-vindas — com palestras, inclusive, de alunos mais velhos contando o que os novatos podem esperar. A unidade funciona em horário estendido – de 7h30m às 14h30m -, o que possibilita a inclusão de disciplinas eletivas na grade horária. Os alunos são acompanhados por um professor tutor que os orienta na construção de seu projeto de vida e no desenvolvimento de seu protagonismo. São os próprios estudantes que escolhem o que a escola poderia oferecer. E os professores se voluntariam a dar aulas extras: a de inglês, por exemplo, ensina dança e a de matemática dá aula de concurso — projeto para preparar estudantes da unidade para provas de colégios federais ou particulares com bolsa de estudo. “Nossos professores passam o dia inteiro com os alunos. Acompanhamos a vida de todos eles de perto e temos reuniões semanais para conversar sobre cada sala. Nem nos momentos de estudo eles ficam sozinhos”, conta Flávia, que adicionou todos os professores, alunos e pais ao seu perfil no WhatsApp.

Além disso, a escola fortaleceu a inovação, criando oportunidades para que o aluno possa aprender mais e melhor, com um ensino personalizado, aprendizagem colaborativa e uso das tecnologias digitais como apoio nas aulas.

Flávia, que é formada em psicologia, é uma presença importante na vida dos estudantes. “Eles me contam sua vida. Já cheguei a intervir em namoros e saber de segredos pessoais antes dos pais. Esse acompanhamento humano faz toda a diferença no resultado pedagógico”, orgulha-se na entrevista para Veja. A proximidade com o tráfico de drogas não afeta o desempenho dos estudantes, e segundo a direção, a escola nunca teve problemas desse tipo. Em compensação, há outros problemas: só neste ano, a escola passou onze dias fechada, além das muitas ocasiões em que as aulas foram interrompidas por barulho de tiros – em uma das janelas, inclusive, o vidro estilhaçado ainda não foi trocado – ou nas situações em que tiroteios impediram os estudantes de chegar ao colégio.

A Escola Municipal Rio de Janeiro atende alunos do 7º ao 9º ano (jovens de 12 a 15 anos, nda), com 296 estudantes matriculados. Para Flávia, o destino dos alunos quando saem de sua escola representa uma preocupação. Por isso, foi criado o Núcleo de Apoio ao Candidato, que indica concursos para os estudantes em escolas que eles podem obter bolsa de estudo e também auxilia os formados a fazerem matrícula em colégios estaduais, que oferecem a continuação do estudo. O pequeno número de vagas, no entanto, faz com que, em época de matrícula, os pais da favela do Jacaré durmam na porta da unidade para obter uma vaga. “É muito trabalho, e um trabalho muito árduo. Eu negocio com meu aluno diariamente. Trabalhamos da forma que eles querem para motivá-los. E a família também vem com a gente e nos ajuda demais” conta a diretora, que conclui: “O que me move todos os dias é a esperança de dar a essas crianças um futuro melhor. Encontrar um ex-aluno bem encaminhado é minha maior satisfação”.

http://www.tierrasdeamerica.com

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

w

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 18/12/2017 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag , , .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 1.674 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione Permanente on WordPress.com
dicembre: 2017
L M M G V S D
« Nov   Gen »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

  • 201,039 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Tag

1-2 Samuele Africa Afrique Ambiente Amore Ano B Anthony Bloom Arabia Saudita Arte sacra Bibbia Bible Biblia Boko Haram Book of Genesis Cardinal Newman Carême Chiamate in attesa Chiesa China Chrétiens persécutés Cibo Cina Contemplazione Cristianos perseguidos Cuaresma Curia romana Dal rigattiere di parole Dialogo Diritti umani Economia Enzo Bianchi Eucaristia Europa Famiglia Família Fede France Gabrielle Bossis Genesi Gianfranco Ravasi Giovani Giubileo Gregory of Narek Guerra Guglielmo di Saint-Thierry Gênesis Henri Nouwen Iglesia India Iraq ISIS Islam Jacob José Tolentino Mendonça Kenya La bisaccia del mendicante La Cuaresma con Maurice Zundel La preghiera giorno dopo giorno Laudato si' Le Carême avec Maurice Zundel Lectio Lent LENT with Gregory of Narek Le prediche di Spoleto Libro del Génesis Magnificat Martin Lutero martiri Matrimonio Maurice Zundel Migranti Misericordia Mission Missione Natale Natale (C) Nigeria P. Cantalamessa Pace Padri del Deserto Pakistan Paolo VI Papa Francesco Papa Francisco Pape François Pedofilia Perdono Persecuted Christians Persecution of Christians Persecuzione dei cristiani Pittura Politica Pope Francis Poveri Povertà Prayers Profughi Quaresima (C) Quaresima con i Padri del Deserto Quaresma Quaresma com Henri Nouwen Raniero Cantalamessa Regola di Vita Rifugiati Silvano Fausti Simone Weil Sinodo Siria Sud Sudan Terrorismo Terrorismo islamico Testimonianza Thomas Merton Tolentino Mendonça Turchia Uganda Vatican Vaticano Venerdì Santo Virgin Mary

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: