COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Testemunho de Irmã comboniana que vive na RD Congo há 37 anos

DSC03011.JPG

Testemunho da Irmã comboniana Celeste Rodrigues que vive na RD do Congo há 37 anos.

23 de Fevereiro de 2018
Da Agência Ecclesia

A irmã Maria Celeste Rodrigues, missionária na República Democrática do Congo há 37 anos, afirma que a Jornada de oração e jejum pela Paz convocada hoje pelo Papa Francisco vai ajudar a “alertar” para a realidade no país africano.

“Este tempo de oração, de mentalização, de pôr ocorrente este lado da Europa do que se passa lá é muito, muito, muito importante. Quer dizer que nos preocupamos com o bem-estar daquele povo que está a sofrer”, disse a religiosa Comboniana à Agência Ecclesia.

A missionária portuguesa, na República Democrática do Congo há 37 anos, onde vive a cerca de 18 quilómetros da capital, refere que as pessoas “querem eleições e estão dispostas até a arriscar a vida”.

“O povo não vê o dia em que haverá novas eleições. A população vive com muita, muita paciência”, observa.

Neste contexto, a religiosa manifesta “admiração” pelos congoleses e sublinha que as pessoas “estão dispostas a dar a vida porque é uma situação insuportável”.

O mandato do presidente Joseph Kabila deveria ter terminado a 20 de dezembro de 2016, mas ainda não foram convocadas novas eleições; a Constituição proíbe que concorra a uma terceira eleição.

No dia 4 de fevereiro, o Papa Francisco convocou para hoje uma jornada mundial de oração e jejum pela paz, evocando em particular as vítimas dos conflitos na R. D. Congo e Sudão do Sul.

A irmã Maria Celeste Rodrigues recorda que as pessoas ficaram “contentes” com esta decisão do Papa, sinal de que “se preocupa com o bem-estar dos povos”.

A República Democrática do Congo tem estado no centro de vários apelos do pontífice, nas últimas semanas, após a repressão violenta de manifestações contra o presidente, proibições que a religiosa também testemunhou.

“Que Deus possa converter os corações endurecidos no Congo”, deseja a missionária Comboniana, como fruto da “boa iniciativa” do Papa Francisco.

A Igreja Católica no Congo tem procurado mediar a crise política e a irmã Maria Celeste Rodrigues realça que é “importante” que outras Igrejas também se juntaram porque há “necessidade” de se fazerem “sentir”.

Francisco já presidiu a uma oração pela paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, em 2017, no dia 23 de novembro, no Vaticano.

A irmã Maria Celeste Rodrigues, que está neste momento na cidade do Porto, em recuperação, espera regressar este ano ao Congo, com vontade de “dar alguns anos a África”

A religiosa que vai celebrar 72 anos no próximo dia 13 de junho, foi para a República Democrática do Congo em 1971 para trabalhar numa missão com os pigmeus, “uma tribo minoritária, ainda muito descriminada”.

Depois de quatro anos neste serviço, dedicou-se ao ensino de Religião e Moral nas escolas secundárias; os últimos quatro anos foram vividos perto de Kinshasa, a capital, onde estava a ter uma “experiência positiva” na casa de formação das Postulantes.

http://www.combonianos.pt

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 23/02/2018 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 591 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com
febbraio: 2018
L M M G V S D
« Gen   Mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

  • 230.049 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: