COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Ravasi – A pequena Maria

VM.jpg


«O sacerdote acolheu Maria e, beijando-a, abençoou-a, exclamando: “O Senhor engrandeceu o teu nome em todas as gerações”. Ele colocou-a então no terceiro degrau do altar, e ela dançou com os seus pezinhos, e toda a casa de Israel começou a querer-lhe bem. Maria crescia no templo como uma pomba e recebia o alimento da mão de um anjo.»

No mês dedicado à Mãe de Jesus quisemos desenhar um retrato muito especial dela. Quem o oferece é um dos mais antigos textos apócrifos (ou seja, não “canónicos”) cristãos, o Protoevangelho de Tiago, do séc. II, texto a que devemos também os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana, ignotos aos Evangelhos canónicos.

É também deles desconhecido este episódio da apresentação no templo da pequena Maria. Gostaria de sublinhar o acento colocado pelo antigo autor na beleza e simpatia desta menina: dança diante de Deus com os seus pezinhos, simples e delicada como uma pomba, e «toda a casa de Israel começou a querer-lhe bem».

Muitas vezes lamentamo-nos – inclusive com razão – de algum excesso sentimental na devoção mariana: sabemos, com efeito, que o constitutivo da sua figura deveria ser a maternidade divina e, portanto, a sua ligação com Cristo.

No entanto, é belo que Maria tenha trazido consigo um toque de frescura na espiritualidade, tenha exaltado a feminilidade e a ternura, uma presença preciosa e significativa na “seriedade” do mistério cristão.

Outro apócrifo, a “História de José, o carpinteiro”, metia na boca do noivo de Maria estas palavras: «Amei Maria de forma única, com a intensidade da minha vontade, a bênção do Pai e o conselho do Espírito Santo».

Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: SNPC
Publicado em 06.05.2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 08/05/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag , .
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: