COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sul mondo e sulla Chiesa — MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the world and the Church

Ravasi – A pequena Maria

VM.jpg


«O sacerdote acolheu Maria e, beijando-a, abençoou-a, exclamando: “O Senhor engrandeceu o teu nome em todas as gerações”. Ele colocou-a então no terceiro degrau do altar, e ela dançou com os seus pezinhos, e toda a casa de Israel começou a querer-lhe bem. Maria crescia no templo como uma pomba e recebia o alimento da mão de um anjo.»

No mês dedicado à Mãe de Jesus quisemos desenhar um retrato muito especial dela. Quem o oferece é um dos mais antigos textos apócrifos (ou seja, não “canónicos”) cristãos, o Protoevangelho de Tiago, do séc. II, texto a que devemos também os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana, ignotos aos Evangelhos canónicos.

É também deles desconhecido este episódio da apresentação no templo da pequena Maria. Gostaria de sublinhar o acento colocado pelo antigo autor na beleza e simpatia desta menina: dança diante de Deus com os seus pezinhos, simples e delicada como uma pomba, e «toda a casa de Israel começou a querer-lhe bem».

Muitas vezes lamentamo-nos – inclusive com razão – de algum excesso sentimental na devoção mariana: sabemos, com efeito, que o constitutivo da sua figura deveria ser a maternidade divina e, portanto, a sua ligação com Cristo.

No entanto, é belo que Maria tenha trazido consigo um toque de frescura na espiritualidade, tenha exaltado a feminilidade e a ternura, uma presença preciosa e significativa na “seriedade” do mistério cristão.

Outro apócrifo, a “História de José, o carpinteiro”, metia na boca do noivo de Maria estas palavras: «Amei Maria de forma única, com a intensidade da minha vontade, a bênção do Pai e o conselho do Espírito Santo».

Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: SNPC
Publicado em 06.05.2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 08/05/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag , .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 481 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

  • 206.659 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: