COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Missionários combonianos italianos, «chocados e indignados»

Que a Itália acolha os migrantes e pressione a Europa

minutenews.fr-malte-et-litalie-refusent-daccueillir-laquarius-un-navire-de-long-francaise-sos-mediterranee-avec-629-migrants-a-son-bord-2018-06-11

12 de Junho de 2018
http://www.combonianos.pt

Os missionários combonianos italianos dizem-se «chocados e indignados» com a recusa do Ministério do Interior em autorizar o desembarque a um navio cheio de migrantes. Pedem ao governo para continuar no caminho do acolhimento e a Bruxelas para mudar o epicentro das políticas europeias para o Mediterrâneo.

Como cidadãos e cristãos, ficamos chocados e indignados com a decisão do ministro do Interior, Matteo Salvini, que impede que o navio Aquarius traga para os portos italianos 629 migrantes, salvos em águas territoriais líbias.

A recusa em prestar socorro aos migrantes não tem precedentes na nossa história e está em flagrante violação das convenções internacionais, que a Itália também é signatária, que obrigam ao resgate no mar das pessoas em risco de morte.

Entre os migrantes no navio há mais de cem menores desacompanhados e sete mulheres grávidas. Cerca de cinquenta migrantes foram resgatados enquanto corriam risco de afogamento.

Deploramos a decisão de Malta, primeiro destino de desembarque, que se recusou a aceitar a atracagem do navio Aquarius. Assim como o fechamento da França e da Espanha a qualquer possibilidade de acolher os migrantes. Mas é deplorável e vergonhoso que a Itália decida alinhar-se, fazendo assim pagar a pessoas inocentes que precisam de ajuda com o preço de uma diatribe entre os Estados sobre quem deveria assumir a responsabilidade de acolher os migrantes.

Portanto, pedimos que o novo governo italiano reconsidere a decisão tomada pelo ministro Salvini e dê imediatamente autorização ao navio Aquarius para atracar num dos portos italianos mais próximos de onde se encontra.

É verdade que a Itália não pode ser deixada sozinha face ao fenómeno migratório que tem um enorme alcance e implicações internacionais (especialmente na bacia do Mediterrâneo) que põem em causa a atenção e o peso geopolítico da União Europeia. Por conseguinte, é correcto e justo que o Governo italiano faça ouvir a sua voz em Bruxelas, solicitando aos parceiros europeus que tomem parte também eles do dossiê migrante.

Mas, ao mesmo tempo, a Itália não pode escapar ao dever de receber pessoas que, em grande parte, tentam construir uma vida melhor na Europa e que, nalguns casos, fogem de guerras e regimes ditatoriais.

É importante que a Itália mantenha um papel duplo: ser refúgio seguro para os migrantes e, ao mesmo tempo, não parar de pedir à Europa que encontre soluções viáveis (não fundadas simplesmente no controle militar das áreas de trânsito migrantes, como acontece no Níger e Mali), mesmo nos países de partida dos migrantes.

Os parceiros europeus devem ser urgidos a mudar o foco das suas políticas para o Mediterrâneo. É aqui – em particular através da pacificação e estabilização dos estados do Norte da África – que podemos começar a construir novos equilíbrios políticos e económicos.

Os Missionários Combonianos em Itália

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 12/06/2018 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag , .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 612 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com
giugno: 2018
L M M G V S D
« Mag   Lug »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

  • 238.481 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: