COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

“Lectio divina” (1): Invoca o Espírito Santo

14


Toma a Bíblia, leva-a com reverência porque é corpo de Cristo, faz a epiclese, a invocação do Espírito que presidiu à geração da Palavra, é Ele que a fez falar e escrever através dos profetas, os sábios, Jesus, os apóstolos, os evangelistas, é Ele que a deu à Igreja e a fez migrar intacta até ti.

Ditada pelo Espírito Santo, só pelo Espírito Santo se torna compreensível. Predispõe tudo para que o Espírito desça – “Vem ò Santo Espírito” – sobre ti e com a sua força remova o véu dos teus olhos, para que vejas o Senhor.

É o Espírito que dá vida, ao passo que só a letra mata” Esse Espírito que desceu sobre a Virgem Maria com a sombra do seu poder e gerando nela o “Lógos”, a Palavra feita carne, esse Espírito que, descido sobre os apóstolos, lhes concedeu chegarem à verdade inteira, deve fazer o mesmo sobre ti: em ti gerar a Palavra, da totalidade da verdade fazer partícipe. Leitura espiritual significa leitura no Espírito Santo e com o Espírito Santo das coisas ditadas pelo Espírito Santo.

Espera-o, porque se tardar Ele não falhará. Fica certo da Palavra de Jesus: «Se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quando mais o Pai dará o Espírito Santos àqueles que lho pedirem!» (Lucas 11, 13).

Ouvirás dentro de ti a sua palavra eficaz: «”Effathá!” Abre-te!» (Marcos 7, 34) e já não te sentirás só, mas acompanhado diante do texto bíblico: como o etíope que lia Isaías mas não compreendia, até que chegou junto dele Filipe, que com o Espírito Santo recebido no Pentecostes lhe abriu o texto e assim lhe mudou o coração (cf. Atos 8, 26-38), como os discípulos a quem o Senhor ressuscitado abriu a mente à inteligência das Escrituras (cf. Lucas 24, 45).

Sem a epiclese a “lectio divina” permanece um exercício humano, esforço intelectual, no melhor dos casos apreendimento de sabedoria, e não de sabedoria divina: mas este não discernir o corpo de Cristo significa ler-se a si mesmo a própria condenação.

Reza como és capaz, como o Senhor te concede, ou então reza também assim: «Deus nosso, Pai da luz, enviaste ao mundo a tua Palavra, sabedoria saída da tua boca, que dominou todos os povos da Terra. Quiseste que ela tomasse morada em Israel e que através de Moisés, os profetas e os salmos manifestasse a tua vontade e falasse ao teu povo do Messias Jesus.

Por fim quiseste que o teu próprio Filho, Palavra eterna junto de ti, se tornasse carne e pusesse a sua tenda entre nós, nascido de Maria e concebido pelo Espírito Santo.

Envia agora sobre mim o Espírito Santo, para que me dê um coração capaz da escuta, permita-me encontrá-lo nestas Santas Escrituras e gere o Verbo em mim. Esse teu Espírito Santo tire o véu dos meus olhos, conduza-me a toda a verdade, dê-me inteligência e perseverança.

Peço-to por Cristo, o Senhor nosso, bendito pelos séculos dos séculos. Ámen!».

Na tua oração preliminar ajuda sobretudo o Salmo 119, o salmo da escuta da Palavra. É o salmo da “lectio divina”, a conversa do Amado com o Amante, do crente com o seu Senhor.
In Monastero di Bose
Trad.: SNPC
Imagem: “Fogo de artíficio no castelo de Sant’Angelo em Roma” (det.) | Joseph Wright | 1779 | Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia
Publicado em 23.05.2018
http://www.snpcultura.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 27/06/2018 da in Fé e Espiritualidade, ITALIANO, PORTUGUÊS con tag .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 590 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com
giugno: 2018
L M M G V S D
« Mag   Lug »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

  • 229.755 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: