COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Ouves Deus bater à porta?

a-presenca-onipresente-do-eu-sou


«Se o homem se fecha no silêncio, se a sua mente é livre, Deus lentamente, tenuemente, começa a bater à sua porta.»

São as escassas palavras de um dos muitos “pensamentos” que o italiano Ernesto Olivero, testemunha do compromisso cristão pela paz e o amor, recolheu no volume “Deus dirige o meu coração”.

Trata-se de uma obra que, ao tempo, foi apresentada por nada mais nada menos que o falecido Norberto Bobbio, filósofo, historiador do pensamento político, escritor e senador vitalício italiano.

Sentindo-se interpelado pelo pensamento acima citado, comentou-o assim: «Nunca encontrarás Deus no meio do barulho dos apregoadores.

Encontrá-lo-ás no silencioso curvar-te sobre ti mesmo».

Trata-se de uma consideração felicíssima, porque para ouvir Deus que bate à tua porta não deves ter o som da televisão alto, não deves estar mergulhado em falatório e rumorosidade.

É fácil reevocar um dos mais belos passos do Apocalipse, em que Cristo diz ao fiel: «Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, Eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo» (3, 20).

É sugestiva a interseção entre o primado da graça (é Cristo que vem até nós, enclausurados na nossa pequena história e no nosso espaço limitado) e a necessária reação da liberade humana (somos nós que temos de lhe abrir a porta). A meta é a da intimidade e da comunhão, simbolicamente representada pela ceia comum.

A atmosfera necessária é, em todo o caso, a do silêncio, da escuta, da intuição, do coração que ouve os passos do Esperado. Escreve ainda Olivero: «Eu corri o mundo. Mas Tu e eu estávamos sempre face a face e a distância nunca me afastou da minha consciência e de ti».

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
http://www.snpcultura.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 03/07/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS.
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: