COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Carta do P. Zé Arieira: o Congo vive numa grande instabilidade


NovaIgrejaPostMaisonComboniWCaríssimos amigos/as,
Paz e bem em Cristo Missionário do Pai,
Espero que vos encontreis bem.

Neste momento encontro-me em Kinshasa para um encontro dos formadores combonianos a nível da África Francófona, ou seja, do Congo, do Chade, da Rep. Centro Africana, Togo, Bénin, Ghana.

Várias pessoas me têm perguntado sobre a situação do Congo. Infelizmente a resposta é sempre a mesma. O Congo vive numa grande instabilidade;  há regiões que são continuamente massacradas por ataques de grupos, que na maior parte das vezes não se sabe quem os apoia e que deixam atrás deles o terror, a destruição e a morte.

A situação política é cada vez mais preocupante. O país prepara-se para as eleições que se realizarão em dezembro. No entanto há muitas irregularidades que deixam as pessoas perplexas e pessimistas. O atual presidente ainda não manifestou claramente a sua posição, não sabendo se se vai apresentar como candidato ou não. O silêncio preocupa a comunidade internacional. Os partidos da oposição não se metem de acordo entre eles.

Em relação à situação social o povo está cansado, assistindo a uma grande insegurança: raptos, assassínios, roubos à mão armada. Os governos provinciais em vez de administrar corretamente os orçamentos, desviam parte deles, deixando o povo cada vez mais empobrecido. A educação é cada vez mais baixa. Os salários diminuem cada vez mais e muitas vezes são desviados. As manifestações mesmo se pacíficas são reprimidas violentamente.  A única voz autorizada neste momento é a Igreja, mas continuamente ameaçada.

A situação social em Kisangani é relativamente calma, se a compararmos com as regiões do leste do Congo, e outras do Centro do pais, como o Kasai, etc.

No que diz respeito à Maison Comboni, em Kisangani, onde me encontro com dois outros formadores congoleses, dez postulantes terminaram os 3 anos de formação e neste momento preparam-se para partir para o noviciado. Para o próximo ano teremos 40 postulantes nos três anos de formação.

Este ano construímos uma nova igreja no Postulantado da Maison Comboni, dado que até agora tínhamos apenas uma sala adaptada como capela que tornara-se pequena para acolher o todos os postulantes. Quero desde já agradecer a todos os amigos que contribuíram para a sua construção, seja para os bancos pinturas, nomeadamente o meu pároco através das paróquias de Outeiro e Perre, a alguns colegas do Seminário de Braga, ao Bispo emérito da diocese de Viana, D. José Pedreira, e tantas outras pessoas, nomeadamente familiares.

Que o Senhor abençoe a vossa generosidade em favor da formação destes jovens, futuros missionários.

Para todos um abraço amigo e boas férias!

P. Zé Arieira
Kinshasa, 24/07/2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 27/07/2018 da in Atualidade social, PORTUGUÊS, Vocação e Missão con tag , .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 591 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com
luglio: 2018
L M M G V S D
« Giu   Ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

  • 230.042 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: