COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Sem sinais cristãos

esperienza-praga-repubblica-cieca-di-veronika-jpg


«Por ter sob os olhos a imensa irradiação cultural da Igreja de Cristo, basta imaginar que por um instante em Londres ou em Nápoles, em Estocolmo ou em Colónia ou em Paris desaparecessem com um só golpe das igrejas, dos museus e das bibliotecas todos os monumentos e documentos artísticos, literários, arquitetónicos e musicais que, de alguma forma, dependem dos estímulos que aquela lhes deu. Teríamos uma nudez impressionante, um vazio espiritual que nunca seria suficientemente preenchido.»

Durante o verão viaja-se muitas vezes para cidades históricas repletas de monumentos e obras de arte. Seria verdadeiramente sugestivo tentar repetir a experiência sugerida por Wolfgang Beinert, teólogo da universidade alemã de Ratisbona, no seu livro “O cristianismo”.

Se assim sucedesse, as cidades transformar-se-iam quase num deserto de beleza, reduzir-se-iam a uma amálgama de construções e amontoados de cimento. O cristianismo imprimiu a alma às nossas nações, à sua cultura, à própria sociedade e à vida. Espoliá-las dos sinais cristãos significa, no fim de tudo, destruir-lhes o coração.

Não queremos retomar a disputa, na verdade pouco entusiasmante, sobre as raízes cristãs da civilização europeia, um dado objetivo dificilmente contestável, mas sobretudo lamentar o desinteresse por essas raízes.

Perder os valores genuínos cristãos não significa apenas toldar a nossa própria identidade e realidade, mas desvanecer a beleza, a profundidade, a riqueza interior. Não é possível conservar a própria humanidade sem se ser alimentado de espiritualidade, harmonia, luz.

E é precisamente isso que é oferecido pela arte, pela literatura, pela música que desenhou – como dizia o pintor Marc Chagall – esse «alfabeto colorido pela esperança» que é a Bíblia.

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
http://www.snpcultura.org

Publicado em 07.08.2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 08/08/2018 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag , , .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 421 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

  • 221.849 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: