COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

À tona, no mar e nas tempestades da vida, graças a vós


mj2

Verona, 15 de agosto de 2018

Queridos amigos!

Hoje celebramos a Páscoa da Virgem Maria, a sua glorificação no céu. É um dia especial para todos nós, e para mim, em particular, porque comemoro os 40 anos da minha ordenação sacerdotal. Gostaria de ter a leveza dos pés (ou das asas!) de Maria para ir ao vosso encontro e vos levar as minhas saudações e cantar convosco o Magnificat: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador!”

Sim, há quarenta anos fui ordenado sacerdote na minha terra natal de Penajoia, em Portugal. Para representar todos os amigos presentes nessa altura, o meu querido amigo Pe. Manuel Augusto está aqui hoje comigo.

Mas eu gostaria que todos vós estivesseis aqui também! Na verdade, tenho a certeza de que estais todos aqui hoje. Porque … vós sois parte de mim! Eu sinto que consigo ficar à tona, no mar e nas tempestades da vida, graças à vossa presença … Como a ponta do iceberg apoiada na massa escondida que está abaixo dela. Eu sou o que sou graças a uma infinidade de gestos, palavras, sorrisos, orações, sacrifícios, lágrimas … de tantas pessoas, de ontem e de hoje, que teceram e continuam a tecer a história da minha vida. Através de vós, Deus continua a gestação conturbada do Novo Homem que deve nascer em mim. OBRIGADO, portanto, a cada um de vós!

Eu celebrei os 25 anos de sacerdócio na missão no Gana, aonde regressara em 2003. Mas, antes de voltar para a África, eu quis antecipar, de alguma forma, o aniversário e celebrar a Eucaristia no santuário de Nossa Senhora de Fátima, em 15 de agosto de 2002, convidando todos os membros da minha família. Durante a homilia, pedi a todas as pessoas que orassem para que eu me tornasse um missionário SANTO. No final da celebração, o meu irmão Armando, aproximando-se sério, disse-me “Eu nunca teria pensado que fosses tão presunçoso!” Surprendido, perguntei porquê. “Porque pretendes tornar-te santo?!”, respondeu-me. Talvez ele tivesse razão!

Hoje, porém, atrevo-me a fazer a cada um de vós aquele mesmo pedido. Possivelmente, com menos presunção e um pouco mais consciente dos meus limites e das minhas fraquezas. Apesar de tudo, não deixei de confiar na possibilidade do “milagre” da santidade, pois “o que é impossível para os homens é possível para Deus”! Por isso, peço-vos que continueis a rezar para que eu me encaminhe com mais decisão e generosidade no caminho da santidade cristã, como me pedem a vocação sacerdotal e missionária e a minha particular situação de AGRACIADO por Deus!

Saudo-vos e abraço-vos com amizade.

Pe Manuel João

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 15/08/2018 da in PORTUGUÊS, Vocação e Missão.

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 513 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

  • 216.228 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: