COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Ravasi: Somos como uma página na qual Deus escreve um poema

writing letter in candlelight. vintage items on the table


«Dá-me, Senhor, um coração que te pense, uma alma que te ame, uma mente que te contemple, um intelecto que te entenda, uma razão e que sempre e fortemente adira a ti, que és dulcíssimo.

Fica próximo de mim na alma, próximo no coração, próximo na boca, próximo com a tua ajuda, porque estou doente de amor, porque sem ti morro, porque pensando em ti reanimo-me.

As tuas mãos, Senhor, fizeram-me, plasmaram-me, essas mãos trespassadas pelos pregos por mim. Tu escreveste-me com essas tuas mãos: lê, por isso, a tua Escritura e salva-me.»

Escolhemos de Santo Agostinho um fragmento orante extraído do “Liber soliloquiorum animae ad Deum”, texto de extraordinária fragrância no qual o pensamento faz-se oração, a intuição canto, a procura adesão mística.

O fio condutor é o do amor, uma categoria que não é só sentimental mas cognoscitiva: não é por acaso que o abraço com Deus, modelado também com palavras do Cântico dos Cânticos, se torna descoberta do mistério divino e humano.

Gostaria de colocar o acento naquela imagem verdadeiramente sugestiva da “Escritura” divina. As mãos trespassadas pelos pregos na cruz não estão só na raiz da nossa criação, mas também da nossa história.

Somos semelhantes a uma página na qual Cristo escreveu quase como uma poesia. Cada ser humano tem inscrito em si um pensamento divino. Infelizmente, e o próprio Agostinho sabia algo sobre isso, muitas vezes queremos mascarar essa página, corrigir essas linhas, impedindo que a palavra divina refulja e ressoe.

Continua, então, Santo Agostinho: «Luz que passas, escuta quem é cego, estende-lhe a mão para que vá a ti e na tua luz veja a luz!».

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad. / adapt.: Rui Jorge Martins
Imagem: ronstik/Bigstock.com
Publicado em 19.08.2018
http://www.snpcultura.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 22/08/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag .
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: