COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Ravasi: O amor de si

«Sem amor de si também não é possível o amor pelos outros. O ódio por si mesmo é exatamente idêntico ao egoísmo mais explícito, e no fim de contas conduz ao mesmo cruel isolamento, ao mesmo desespero.»

«Ama o teu próximo como a ti mesmo», adverte o livro bíblico do Levítico, numa frase retomada inclusive por Jesus. E, efetivamente, se alguém não está em paz consigo próprio, dificilmente consegue ser compreensivo e generoso com os outros.

É o que anota o escritor Hermann Hesse (1877-1972) no seu romance “O lobo das estepes”, uma obra – como outras deste autor – sempre presente nas livrarias, talvez com algum excesso de popularidade e fama.

É um facto que a sua observação é pertinente; só que alcançar o justo equilíbrio entre um amor de si que não degenere em egoísmo e uma distância que não seja ódio masoquista é uma empresa delicada.

Certo é que a pessoa incapaz de se amar e aparentemente inclinada para o desprezo de si, na realidade esconde muitas vezes uma forma de autodefesa e de egoísmo.

Talvez esteja, mais ou menos inconscientemente, convencida de não ser estimada, de ser incompreendida, de ser rechaçada, e assim, lentamente, precipita-se nesse isolamento que é praticado igualmente por quem está convencido que é superior a todos ou de quem está preocupado apenas em tratar de si próprio e do seu relativo sucesso.

É então necessária uma calibragem da relação connosco próprios, sem cair nos dois extremos do ódio de si e da egolatria. Mas para o fazer, o primeiro passo é conhecer-se com objetividade através de uma paciente reflexão, no controlo de si e com o conselho oferecido por quem é verdadeiramente amigo ou guia espiritual.

Gianfranco Ravasi
in Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: 246002455/Bigstock.com
Publicado em 30.08.2018
http://www.snpcultura.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 01/09/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS.
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: