COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Ravasi: O amor de si

«Sem amor de si também não é possível o amor pelos outros. O ódio por si mesmo é exatamente idêntico ao egoísmo mais explícito, e no fim de contas conduz ao mesmo cruel isolamento, ao mesmo desespero.»

«Ama o teu próximo como a ti mesmo», adverte o livro bíblico do Levítico, numa frase retomada inclusive por Jesus. E, efetivamente, se alguém não está em paz consigo próprio, dificilmente consegue ser compreensivo e generoso com os outros.

É o que anota o escritor Hermann Hesse (1877-1972) no seu romance “O lobo das estepes”, uma obra – como outras deste autor – sempre presente nas livrarias, talvez com algum excesso de popularidade e fama.

É um facto que a sua observação é pertinente; só que alcançar o justo equilíbrio entre um amor de si que não degenere em egoísmo e uma distância que não seja ódio masoquista é uma empresa delicada.

Certo é que a pessoa incapaz de se amar e aparentemente inclinada para o desprezo de si, na realidade esconde muitas vezes uma forma de autodefesa e de egoísmo.

Talvez esteja, mais ou menos inconscientemente, convencida de não ser estimada, de ser incompreendida, de ser rechaçada, e assim, lentamente, precipita-se nesse isolamento que é praticado igualmente por quem está convencido que é superior a todos ou de quem está preocupado apenas em tratar de si próprio e do seu relativo sucesso.

É então necessária uma calibragem da relação connosco próprios, sem cair nos dois extremos do ódio de si e da egolatria. Mas para o fazer, o primeiro passo é conhecer-se com objetividade através de uma paciente reflexão, no controlo de si e com o conselho oferecido por quem é verdadeiramente amigo ou guia espiritual.

Gianfranco Ravasi
in Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: 246002455/Bigstock.com
Publicado em 30.08.2018
http://www.snpcultura.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 01/09/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS.

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 418 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com
settembre: 2018
L M M G V S D
« Ago   Ott »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

  • 221.396 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: