COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Ravasi: Como um trapeiro


ragpickers


«“Estou aqui, meu Deus, procuravas-me? Que queres fazer de mim? Não tenho nada para te dar. Desde o nosso último encontro não pus nada de parte para ti: Nada, nem sequer uma boa ação ou uma boa palavra. Estava demasiado triste. Nada, a não ser o desgosto de viver, o fastio, a esterilidade”.

Cristo disse-me: “Dá-me as tuas misérias!”. E eu: “Senhor, mas então Tu, como um trapeiro, recolhes todos os refugos. O que queres fazer deles?”. E o Senhor respondeu: “O reino dos céus!”.»

Este diálogo entre Deus e a alma ocupa uma página – intitulada “Comunhão” – do Diário secreto da poetisa francesa Marie Noël (1883-1967), mulher de intensa espiritualidade.

Apresenta-se ela a Cristo com as mãos vazias, a boca fechada, o coração triste, a mente estéril. É um estado interior que não é apanágio apenas de quem está infeliz ou se precipitou na indiferença religiosa e humana.

Não, também grandes místicos, como Teresa de Ávila, sentiram aflorar no espírito esta onda de náusea, de gelo, de cinzas, que gera a aridez na alma. Nesse momento é fácil sentir-se inútil por si, pelos outros e por Deus, e deixar-se levar pela vertigem da inércia e da desolação.

Mas é precisamente nesse ponto que se desencadeia a réplica de Deus. A imagem do trapeiro que recolhe os refugos e não olha sequer para a sujidade é forte, mas evangélica.

Sabemos, com efeito, que Cristo viveu sistematicamente rodeado por aqueles que eram, então e hoje, os descartados da sociedade respeitável.

E no entanto não tinha qualquer hesitação em afirmar que eles – sim, publicanos, prostitutas e pecadores – seriam os primeiros no reino dos céus, precisamente porque estavam conscientes da sua miséria, livres de toda a altivez, prontos para agarrar a mão desse Deus que salva todo o homem ou mulher que nele confia.

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
http://www.snpcultura.org
Publicado em 20.09.2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 23/09/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag .

San Daniele Comboni (1831-1881)

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 418 follower

Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com
settembre: 2018
L M M G V S D
« Ago   Ott »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

  • 221.398 visite

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d'autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all'immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: