COMBONIANUM – Formazione e Missione

— Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA — Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa — Blog of MISSIONARY ONGOING FORMATION — A missionary look on the life of the world and the church

Ravasi: O ser humano como fim


29b(1)


«Age de maneira a tratar a humanidade, quer na tua pessoa quer na pessoa de qualquer outro, sempre ao mesmo tempo como um fim, e nunca simplesmente como um meio.»

Foi um dos pensadores máximos do Ocidente moderno, Immanuel Kant (1724-1804). Não é fácil percorrer os seus textos, ainda que algumas das suas frases se tenham tornado célebres: quem não recorda a do céu estrelado sobre nós e a da consciência moral dentro de nós?

Hoje escolhemos outra frase muito conhecida, extraída da “Fundamentação da metafísica dos costumes” (1785), uma advertência sempre válida, basilar para o respeito da dignidade de cada pessoa.

Naturalmente, ninguém quer com desfaçamento reduzir o outro a um escravo, considerando-o como puro instrumento de trabalho ou mercadoria de troca. Tudo isso parece pertencer a um passado sepultado. Infelizmente, no entanto, é só uma declaração de intenções, e  não uma escolha operativa autêntica inclusive nos nossos dias.

E não apenas porque ainda há multidões de mulheres do Leste Europeu ou da África escravizadas nas nossas ruas: talvez sejam precisamente aqueles que se declaram cristãos a fomentar e alimentar essa escravidão, como fizeram outrora os senhores e os ricos latifundiários.

Há outra maneira mais subtil de reduzir a pessoa humana à servidão, que é a de condicionar a mente, os comportamentos e as escolhas, reduzindo-a a um sujeito que consome ou que pode ser manipulado de acordo com os próprios interesses.

É, portanto, necessário estar sempre atento e repetir a advertência de Kant a todos, aos políticos, aos responsáveis pela comunicação de massa, dos poderosos até àqueles que sentem a tentação de se prevaricar sobre quem está próximo de si.

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
http://www.snpcultura.org 
Publicado em 08.10.2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 21/10/2018 da in PORTUGUÊS con tag .
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: