COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Ravasi: O vitral caído


moschea di Nasir al-Mulk, a Shiraz


«A verdade é como um imenso vitral caído por terra em mil pedaços. As pessoas precipitam-se, dobram-se, apanham um fragmento e, brandindo-o como uma arma, declaram: “Tenho a verdade na mão!”. Seria preciso, ao contrário, recolher com paciência todos os pedaços, uni-los com a amizade e, no fim, a verdade resplandeceria.»

Falecido aos 66 anos, em 1980, Jean Sulivan, pseudónimo de Joseph Lemarchand, escritor francês, era também sacerdote, estudioso de filosofia, apaixonado pelo cinema e autor de livros intensos. São dele as palavras que hoje desejo propor.

Um vitral ou um mosaico caído por terra reduz-se a uma imensidade de cores. É verdade que se pode ser atraído por uma peça de mosaico que representa um olho ou por um estilhaço dourado de vidro. Mas são apenas um fragmento que exige a beleza do conjunto. Assim é para verdade.

Muitas vezes temos entre as mãos uma verdade, mas estamos convictos de ter a imagem íntegra e absoluta. E assim rechaçamos com arrogância os outros com os seus fragmentos de verdade, criando-se assim uma cadeia de ódio, uma dispersão da luz, uma dissolução do verdadeiro e do bem. O amor é, por isso, indispensável para fazer resplandecer a verdade plena.

Um teólogo famoso, Urs von Balthasar, cunhou uma definição sugestiva: «A verdade é sinfónica». É só no entretecer das várias notas, dos sons e das vozes que ela se desvela.

Gandhi comparava a verdade ao diamante: uno, todavia com muitas faces que não se podem ver na totalidade com um golpe de vista, mas requerem o paciente circuito em torno delas.

Reencontremos, então, o respeito pela porção de verdade que cada um guarda, um respeito que nasce do amor e que consegue recompor o admirável vitral da verdade.

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
http://www.snpcultura.org
Publicado em 27.10.2018

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 04/11/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS.
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: