COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Ravasi, Dormir na igreja


head-of-a-sleeping-woman


«Alguns anciãos foram ter com o padre Poemen e colocaram-lhe uma interrogação: “Se virmos irmãos a dormitar durante a liturgia, quer que os sacudamos, para que fiquem acordados?”. Ele respondeu-lhes: “Na verdade, se eu vejo um irmão que dormita durante a liturgia, coloco a sua cabeça nos meus joelhos e deixo-o repousar”.»

O terrível Jonathan Swift, que além de ser o autor das “Viagens de Gulliver”, era também pastor anglicano, escreveu um pequeno ensaio irónico sobre como fazer dormir os fiéis durante uma pregação durante a tarde.

Pode acontecer que, sobretudo durante homilias longas e enfadonhas, as pálpebras se abaixem, e não com certeza para refletir melhor. É o que acontecia também aos antigos monges que viviam nas ásperas solidões do deserto egípcio, como é atestado pelo apólogo que tem por protagonista um dos mestres ou “padres” de então.

A lição do mestre é surpreendente na sua humanidade. Muitos trocam a ascese pelo masoquismo, confundindo a religiosidade com uma mera sequência de normas, imaginando a santidade como um distanciar-se da concretude para viver “angelicamente”.

Em vez disso, nunca devemos esquecer a mansidão de Cristo, a sua paciência com discípulos não exatamente brilhantes na espiritualidade e na inteligência, a par de multidões unicamente desejosas de milagres e de pão.

Aquela cabeça que repousa sobre os joelhos do velho padre espiritual é o sinal da generosidade, da compreensão, da serenidade de uma alma verdadeiramente grande e capaz de amor.

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: “Cabeça de uma mulher adormecida” (det.) | Odilon Redon | C. 1905
Publicado em 26.10.2018
http://www.snpcultura.org

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 18/11/2018 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag .
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: