COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

7° Domingo do Tempo Comum (C)

O Pão do 7° Domingo do Tempo Comum (ciclo C)
Lucas 6,27-38


amai os vossos inimigos

O que desejas para ti, dá-lo ao teu inimigo
(e esquece de vez esta palavra)

Jesus tinha acabado de projetar no céu da planície humana o sonho e a revolta do Evangelho ao proclamar as Bem-aventuranças. Agora pronuncia o primeiro dos seus «Amai» (Lucas 6, 27-38). Amai os vossos inimigos. Fá-lo-ás agora, sem esperar; não para responder, mas para antecipar; não porque as coisas estão como estão, mas para as mudar.

A sabedoria humana, no entanto, contesta Jesus: amar os inimigos é impossível. E Jesus contesta a sabedoria humana: amai-vos, de outra maneira destruir-vos-eis. Porque a noite não se derrota com mais trevas; o ódio não se bate com outro ódio no deve e haver da história.

Jesus quer eliminar o próprio conceito de inimigo. Tudo à nossa volta, tudo dentro de nós diz: foge de Caim, afasta-te dele, torna-o inócuo. Depois vem Jesus e surpreende-nos: aproximai-vos dos vossos inimigos, e inverte o medo em proteção amorosa, porque o medo não liberta do mal.

E indica oito passos do amor, sublinhando verbos concretos: amai; fazei; abençoai; orai; oferecei; não recuseis; dai; não peças de volta. O amor de Jesus é efetivo, é amor de mãos, porque não há amor verdadeiro sem um fazer.

Oferece a outra face, baixa as defesas, permanece desarmado, não incutas medo, mostra que não tens nada a defender, nem sequer a ti próprio, e o outro compreenderá o absurdo de ser teu inimigo. Dá a outra face, de outra maneira quem vencerá será sempre o mais forte, o mais armado, violento e cruel.

Oferece a outra face não por passividade, mas tomando tu a iniciativa, relançando a relação, dando tu o primeiro passo, perdoando, recomeçando, criando confiança. «A quem te rasga a veste, não recuses a túnica», acentua o Mestre, dirigindo-se a quem, talvez, não tenha nada mais para oferecer. Como que a dizer: dá tudo o que tens.

A salvação, com efeito, vem de baixo. Quem se faz pobre salvará o mundo com Jesus. Caminho altíssimo. O Mestre não convoca heróis para o seu Reino, nem atletas chamados a feitos impossíveis.

E eis o presente deste Evangelho: como quereis que os homens façam a vós, fazei também vós a eles. O que desejardes para vós, fazei-o aos outros: prodigiosa contradição da lei, a última instância do mandamento é o teu desejo. O mundo que desejas, constrói-o, «Sê tu a mudança que queres ver no mundo» (Gandhi).

O que desejas para ti, o que te mantém vivo e te faz feliz, isso darás ao teu companheiro de caminho, para além da eterna ilusão do igual dar e haver. É o caminho da humana perfeição. Lei que alarga o coração, medida calcada, sacudida e a transbordar, que derrama alegria no útero da vida.

Ermes Ronchi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins 
http://www.snpcultura.org

A diferença cristã
Enzo Bianchi 

É possível para nós, humanos, amar o inimigo, quem nos faz mal, quem nos odeia e quer matar-nos? Se também Deus, segundo o testemunho das Escrituras da antiga aliança, odeia os seus inimigos, os maus, vinga-se contra eles e pede aos que nele acreditam que odeiem os pecadores e rezem contra eles, poderá um discípulo de Jesus viver um amor para quem lhe faz mal?

Damos demasiadamente como seguro que isto seja possível, ao passo que devemos interrogar-nos seriamente e discernir que um amor assim só pode ser “graça”, dom de Jesus Cristo a quem o segue. Mesmo no nosso viver diário não é fácil relacionarmo-nos com quem nos critica e calunia, com quem nos faz sofrer ainda que não nos persiga por causa de Jesus, com quem nos agride e torna a nossa vida difícil, árdua e triste. Cada um de nós sabe que luta deve travar para não retribuir o mal recebido, e sabe como é quase impossível alimentar no coração sentimentos de amor por quem se mostra inimigo.

Com o mandamento «amai os vossos inimigos, fazei bem àqueles que vos odeiam» (cf. Lucas 6,35), que Ele próprio viveu até ao fim, na cruz, pedindo a Deus para perdoar os seus assassinos, Jesus pede aquilo que só por graça é possível. Significativamente, é sempre Lucas a testemunhar que com este sentimento de amor para com os inimigos morre o primeiro mártir de Jesus, Estêvão, que pediu a Jesus para não imputar aos seus perseguidores a morte violenta que deles recebia.

Jesus, portanto, rompe com a tradição e inova ao indicar o comportamento do discípulo, da discípula: eis a justiça que vai além daquela dos escribas e fariseus, eis o esforço do Evangelho, a «palavra da cruz», como dirá Paulo. Amar (verbo grego “agapáo”) o inimigo significa ir ao encontro do outro com gratuidade mesmo que ele nos seja hostil, significa querer o bem do outro mesmo se ele nos faz mal, significa fazer o bem, cuidar do outro, amando-o como a si próprio.

Imitar Deus, até ser seus filhos e filhas: parece uma loucura, uma possibilidade inacreditável, e contudo esta é a promessa de Jesus, o Filho de Deus que nos chama a tornarmo-nos filhos de Deus

E Jesus dá dois exemplos, indica comportamentos exteriores a assumir, expressos na segunda pessoa do singular: não opor resistência a quem te atinge nem a quem te rouba o manto; dá a quem estende a mão, seja quem for, conhecido ou desconhecido, bom ou mão, e nunca te sintas credor daquilo que te foi subtraído. Isto não significa, contudo, assumir uma passividade, uma capitulação diante de quem nos faz mal, e o próprio Jesus deu-nos disso exemplo quando, esbofeteado pelo guarda do sumo-sacerdote, objetou: «Se falei bem, por que me bates?».

Jesus formula então a “regra de ouro”, colocando o discurso na segunda pessoa do plural: «Como quiserdes que os homens façam a vós, assim também fazei a eles». Regra formalizada positivamente, na qual a reciprocidade não é invocada como direito e muito menos com pretensão, mas como dever para com o outro medido pelo próprio desejo: «Fazer aos outros aquilo que desejo que façam a mim». Poucos anos antes do ministério de Jesus, o rabi Hillel afirmava: «O que não queres que te seja feito, não o faças ao teu próximo». Mas Jesus confere a essa instância uma forma positiva, pedindo para que se faça todo o bem possível, até ao inimigo.

Só assim, amando os outros sem reciprocidade, fazendo o bem sem calcular vantagens e dando com desinteresse sem esperar restituição, se vive a “diferença cristã”. Neste comportamento há a conformação do discípulo do Deus de Jesus Cristo, esse Deus que Jesus narrou como amoroso, capaz de cuidar dos justos e dos pecadores, dos crentes e dos ingratos. Se Deus não condiciona o seu amor à reciprocidade, ao receber uma resposta, mas dá, ama, cuida de toda a criatura, também o cristão deverá comportar-se desse modo no seu caminho para o Reino, no meio de humanidade de que faz parte.

Depois de ter reiterado o mandamento do amor aos inimigos, Jesus faz uma promessa: haverá «uma grande recompensa» nos céus, mas já agora na Terra, aqui, os discípulos tornam-se filhos de Deus porque neles se cumpre o princípio “tal Pai, tal filho”. Imitar Deus, até ser seus filhos e filhas: parece uma loucura, uma possibilidade inacreditável, e todavia esta é a promessa de Jesus, o Filho de Deus que nos chama a tornarmo-nos filhos de Deus.

Ao discípulo cabe perdoar e dar: perdoar é fazer o dom por excelência, sendo o perdão o dom dos dons. Mais uma vez, as palavras de Jesus negam toda a possível reciprocidade entre os humanos: só de Deus podemos esperar a reciprocidade

Se na Torá o Senhor pedia aos filhos de Israel em aliança com Ele: «Sede santos, porque eu sou Santo», e isto significava serem distintos, diferentes em relação à mundanidade, em Jesus este apelo lê-se assim: «Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso». Na tradição das palavras de Jesus segundo Mateus, o mandamento soa assim: «Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus». Em Lucas, o que é evidenciado é a misericórdia de Deus; aliás, já segundo os profetas, a santidade de Deus era misericórdia, mostrava-se na misericórdia. A misericórdia, o amor visceral e gratuito de Deus que é «compassivo e misericordioso», deve tornar-se também o amor concreto e diário do discípulo de Jesus para com os outros, amor ilustrado por duas sentenças negativas e duas positivas.

Antes de tudo: «Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados», porque ninguém pode tomar o lugar de Deus enquanto juiz das ações humanas e de quantos delas são responsáveis. Atente-se e compreenda-se: Jesus não nos pede para não discernirmos as ações, os factos e comportamentos, porque sem este juízo não se poderia distinguir o bem do mal, mas pede-nos para não julgarmos as pessoas. Uma pessoa, com efeito, é maior do que as más ações que realiza, porque nunca podemos conhecer o outro plenamente, não podemos medir até ao fundo a sua responsabilidade. O cristão examina e julga tudo com as suas faculdades humanas iluminadas pela luz do Espírito Santo, mas detém-se diante do mistério do outro, e não pretende poder julgá-lo: só a Deus cabe o juízo, que a Ele é dirigido com temor e tremor, reconhecendo sempre que cada um de nós é pecador, é devedor para com os outros, solidário com os pecadores, necessitado, como todos, da misericórdia de Deus.

Ao discípulo cabe, por isso – eis as afirmações positivas – perdoar e dar: perdoar é fazer o dom por excelência, sendo o perdão o dom dos dons. Mais uma vez, as palavras de Jesus negam toda a possível reciprocidade entre os humanos: só de Deus podemos esperar a reciprocidade. O dom é ação de Deus e deve ser a ação dos cristãos para com os outros homens e mulheres.

Então, no dia do juízo, esse juízo que só compete a Deus, quem deu com abundância receberá do Senhor um dom abundante, como uma medida de grão que é medida, repleta e transbordante. A abundância do dar hoje mede a abundância do dom de Deus amanhã. A “diferença cristã” tem um preço elevado, mas, por graça de Deus, é possível.

Enzo Bianchi 
In Monastero di Bose
Trad.: Rui Jorge Martins 
http://www.snpcultura.com

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 21/02/2019 da in O Pão do Domingo, PORTUGUÊS con tag .

  • 310.138 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 704 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: