COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Moçambique: Situação é dramática, missionária envia notícias da cidade da Beira


BeiraMZFuracaoMar2019


Após a passagem do ciclone Idai por Moçambique, “a situação na Beira está bastante dramática”, refere o Coordenador de emergência do «Programa Mundial de Alimentação» (PMA).

Em declarações à ONU News, Pedro Matos explica que “nem Moçambique nem nenhum país do mundo está preparado para responder a uma tragédia desta dimensão.” Pedro Matos vai além e diz mesmo que “é uma coisa nunca vista”.

Para além de Moçambique, onde a província de Sofala foi a mais afetada, o ciclone causou destruição também no Zimbabué e no Malawi.

A Irmã Laura Malnati, missionária comboniana em Moçambique, enviou-nos uma mensagem em que descreve o cenário de destruição que se encontra na cidade da Beira após a passagem do ciclone Idai no dia 15 de março.

Beira é capital da província de Sofala, a região mais afetada pelas fortes chuvas e os fortes ventos do ciclone.

Os Missionários Combonianos de Portugal lançaram uma campanha de solidariedade destinada à recolha de fundos para Moçambique.


Caras irmãs,
Como sabeis, na noite de quinta para sexta (14-15 de março) o furacão Idai de categoria 4 (escala de 1-5) destruiu a cidade da Beira e as localidades vizinhas. Havia já dois dias que toda a população e as autoridades estavam em alerta máximo, mas ninguém podia imaginar uma tal violência.

90% da cidade da Beira foi destruída. Informações oficiais falam de cerca de 65 mortos, mas o número de certeza é maior (cerca de 200 na terça-feira, 19 de março). Somente ontem à tarde é que tivemos notícias das irmãs da comunidade da Beira, as Irs. Monica Luparello e Otília Balula. A Ir. Giuseppina Scanziani tinha saído na semana anterior para férias. As irmãs estão bem e não tiveram ferimentos. A nossa casa sofreu diversos danos, metade do telhado caiu e o primeiro andar ficou inabitável. Também os nossos irmãos combonianos estão bem e também a casa deles ficou muito danificada. Quarteirões inteiros foram destruídos. Continua a chover e isso torna tudo ainda mais difícil. Na cidade falta energia, água potável e as comunicações estão interrompidas. Também a estrada que une a Beira ao resto do país está cortada pelas grandes inundações até ao Buzi onde antes tínhamos uma comunidade.

Na comunidade de Mangunde e em toda a área não se registaram danos, caíram uma dezena de casas, das que estavam em pior estado. As irmãs e os irmãos de Muxungue estão bem.

Da Beira nos chegam algumas imagens que mostram as pessoas tentando consertar algumas chapas dos telhados e limpar as estradas…. nos levantamos!

Um comunicado do bispo informa que todos os imóveis da diocese ficaram danificados.

Com fé e coragem confiamos ao Senhor toda a população desta zona e buscaremos as formas de levar-lhes a nossa ajuda e a nossa solidariedade.

Estamos juntas.
Irmã Laura Malnati

http://www.combonianos.pt
20 de Março de 2019

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 22/03/2019 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag .
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Categorie

Traduci – Translate

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: