COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Moçambique: Situação é dramática, missionária envia notícias da cidade da Beira


BeiraMZFuracaoMar2019


Após a passagem do ciclone Idai por Moçambique, “a situação na Beira está bastante dramática”, refere o Coordenador de emergência do «Programa Mundial de Alimentação» (PMA).

Em declarações à ONU News, Pedro Matos explica que “nem Moçambique nem nenhum país do mundo está preparado para responder a uma tragédia desta dimensão.” Pedro Matos vai além e diz mesmo que “é uma coisa nunca vista”.

Para além de Moçambique, onde a província de Sofala foi a mais afetada, o ciclone causou destruição também no Zimbabué e no Malawi.

A Irmã Laura Malnati, missionária comboniana em Moçambique, enviou-nos uma mensagem em que descreve o cenário de destruição que se encontra na cidade da Beira após a passagem do ciclone Idai no dia 15 de março.

Beira é capital da província de Sofala, a região mais afetada pelas fortes chuvas e os fortes ventos do ciclone.

Os Missionários Combonianos de Portugal lançaram uma campanha de solidariedade destinada à recolha de fundos para Moçambique.


Caras irmãs,
Como sabeis, na noite de quinta para sexta (14-15 de março) o furacão Idai de categoria 4 (escala de 1-5) destruiu a cidade da Beira e as localidades vizinhas. Havia já dois dias que toda a população e as autoridades estavam em alerta máximo, mas ninguém podia imaginar uma tal violência.

90% da cidade da Beira foi destruída. Informações oficiais falam de cerca de 65 mortos, mas o número de certeza é maior (cerca de 200 na terça-feira, 19 de março). Somente ontem à tarde é que tivemos notícias das irmãs da comunidade da Beira, as Irs. Monica Luparello e Otília Balula. A Ir. Giuseppina Scanziani tinha saído na semana anterior para férias. As irmãs estão bem e não tiveram ferimentos. A nossa casa sofreu diversos danos, metade do telhado caiu e o primeiro andar ficou inabitável. Também os nossos irmãos combonianos estão bem e também a casa deles ficou muito danificada. Quarteirões inteiros foram destruídos. Continua a chover e isso torna tudo ainda mais difícil. Na cidade falta energia, água potável e as comunicações estão interrompidas. Também a estrada que une a Beira ao resto do país está cortada pelas grandes inundações até ao Buzi onde antes tínhamos uma comunidade.

Na comunidade de Mangunde e em toda a área não se registaram danos, caíram uma dezena de casas, das que estavam em pior estado. As irmãs e os irmãos de Muxungue estão bem.

Da Beira nos chegam algumas imagens que mostram as pessoas tentando consertar algumas chapas dos telhados e limpar as estradas…. nos levantamos!

Um comunicado do bispo informa que todos os imóveis da diocese ficaram danificados.

Com fé e coragem confiamos ao Senhor toda a população desta zona e buscaremos as formas de levar-lhes a nossa ajuda e a nossa solidariedade.

Estamos juntas.
Irmã Laura Malnati

http://www.combonianos.pt
20 de Março de 2019

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 22/03/2019 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag .

  • 303.243 visite
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 586 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: