COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Catequistas mártires podem ser os primeiros beatos de Moçambique


O novo bispo de Tete é o postulador da causa dos 24 catequistas e foi nomeado pelo Papa no passado 22 de março, precisamente o aniversário do assassinato.
Os 24 catequistas que foram assassinados em Guiúa, Moçambique, em 1992, poderão ser os primeiros beatos daquele país.


atequistas mártires podem ser os primeiros beatos de Moçambique


 

O processo diocesano para a causa de martírio dos catequistas ficou concluído a 23 de março e segue agora para Roma para ser analisado.

D. Diamantino Antunes, o recém-nomeado bispo de Tete, que é também postulador da causa dos catequistas, acredita que eles serão “os primeiros beatos da Igreja em Moçambique”.
“Quem os matou sabia quem eles eram. Sabia que eram da Igreja, que eram catequistas. Eles responderam quem eram, o que estavam ali a fazer, que não estavam ali por razões políticas pois eram catequistas, e vinham para aprofundar a palavra de Deus”, disse D. Diamantino, durante uma conferência promovida pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Apesar dos esclarecimentos dados naquela noite de 22 de março de 1992, o grupo armado que atacou o Centro Catequético de Guiúa não poupou aquelas 24 pessoas. “Foram mortos com armas brancas, à baioneta, e a partir daí, na convicção do povo cristão, estes irmãos são de facto mártires”, explica o bispo.

Também D. Diamantino partilha daquela convicção. “Temos testemunho dos que sobreviveram e dos próprios perseguidores. Mas o mais importante é o motivo por que foram mortos. Isto é: o ódio à fé por parte do perseguidor.”

“Perante todas estas provas o Santo Padre irá dizer se eles são mártires ou não. Se assim o considerar, e esperemos que sim, serão os primeiros beatos da Igreja em Moçambique. E representarão tantos outros que no tempo da revolução, no tempo da guerra civil pagaram um preço alto pela sua fidelidade à Igreja e a Jesus Cristo”, diz.

D. Diamantino Antunes é português mas vive há anos em Moçambique como missionário. Foi nomeado pelo Papa como bispo de Tete a 22 de março, precisamente o aniversário do martírio dos catequistas.

26 mar, 2019
Redação com AIS
https://rr.sapo.pt

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 28/03/2019 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , .

  • 310.848 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 706 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: