COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

“Não deixemos que o Brasil caminhe na contramão da história”, conclama a Articulação Comboniana de Direitos Humanos


atl2019_foto_alberto_cesar_araujo_amazonia_real


“Contra toda pauta de integracionismo, os indígenas do Brasil mostram que sabem como proteger a terra, defender o futuro de nosso País, garantir a pluralidade cultural e conviver com os biomas, em especial a Amazônia, hoje gravemente ameaçada pelo extrativismo”, escreve a Articulação Comboniana de Direitos Humanos em nota de apoio ao acampamento indígena Terra Livre. Eis a nota.

A Articulação Comboniana de Direitos Humanos solidariza-se, nestes importantes dias de manifestação e reivindicação, com o Acampamento Terra Livre, que reúne milhares de representantes dos povos indígenas do Brasil na Esplanada dos Ministérios.

Há mais de 15 anos, durante o mês de abril, os povos indígenas afirmam seu protagonismo e denunciam que a Constituição Federal ainda não está sendo respeitada, no que tange à garantia e promoção dos direitos dos povos nativos.

O ato é autoconvocado, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. No ano passado, estes povos elegeram uma Deputada Federal, Joênia Wapichana, de Roraima; também houve candidatura de Sônia Guajajara à vice-presidência do País.

Contra toda pauta de integracionismo, os indígenas do Brasil mostram que sabem como proteger a terra, defender o futuro de nosso País, garantir a pluralidade cultural e conviver com os biomas, em especial a Amazônia, hoje gravemente ameaçada pelo extrativismo.

O Governo, nestes poucos meses de seu mandato, explicitou a negação do direito à terra dos povos indígenas, desestruturou a FUNAI, facilitou o licenciamento ambiental em terras indígenas, está tentando favorecer a mineração em seus territórios, quer municipalizar a saúde indígena, desmontou vários conselhos participativos, entre os quais aqueles que defendem os direitos indígenas, e se prepara a receber os povos do Acampamento Terra Livre com a Força Nacional.

A Campanha da Fraternidade da Igreja Católica neste ano insiste no valor supremo da política construída de forma participativa, na escuta e envolvimento da sociedade civil. A Doutrina Social da Igreja acredita na participação como o melhor instrumento de luta contra a corrupção e de garantia dos direitos de todos, especialmente das minorias.

Papa Francisco convoca o mundo inteiro a beber da sabedoria dos povos indígenas e buscar, junto com eles, novas formas de convivência sábia e harmoniosa com a Mãe Terra.

Não deixemos que o Brasil caminhe na contramão da história. Junto à Igreja e à sociedade civil brasileira, a Articulação Comboniana de Direitos Humanos conclama que estes dias sejam de construção pacífica de um novo futuro para os povos indígenas e para nosso País.

24 de abril de 2019

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos “Carmen Bascarán” (Açailândia – MA)
Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (Fortaleza – CE)
Movimento de Saúde Mental Comunitária Bom Jardim (Fortaleza – CE)
Centro de Defesa dos Direitos Humanos “Padre Franco Pellegrini” (Salvador – BA)
Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero (Santa Rita – PB)
Associação de Apoio aos Assentamentos Rurais e Comunidades Quilombolas – AACADE (Paraíba)
Rede Justiça nos Trilhos (Maranhão)
Centro de Defesa de Direitos Humanos de Sapopemba “Pablo Gonzales Olalla” (São Paulo – SP)
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente “Mônica Paião Trevisan” (São Paulo – SP)
Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (Espírito Santo)
Centro de Migrações e Direitos Humanos (Boa Vista – RR)
Santuário Santa Cruz da Reconciliação (São Paulo – SP)

http://www.ihu.unisinos.br

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 27/04/2019 da in Atualidade social, PORTUGUÊS con tag , , .

  • 338.193 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 743 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: