COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Por que o Sínodo da Amazônia “poderia mudar a Igreja para sempre”


Amazzonia


O Papa Francisco escolheu o cardeal brasileiro Cláudio Hummes para servir como relator geral do Sínodo dos Bispos da Amazônia, de outubro. A nomeação do arcebispo aposentado de 84 anos, de São Paulo, foi anunciada no Vaticano no último final de semana. O relator é responsável por fornecer um resumo abrangente do tema do sínodo no início do encontro e por resumir os discursos dos membros do sínodo antes que o trabalho comece com propostas concretas para o Papa.

O artigo é de Francis McDonagh, publicado por The Tablet, 05-05-2019. A tradução é de Natália Froner dos Santos. Publicado por http://www.ihu.unisinos.br – 13.5.2019

Agendado dos dias 6 a 27 de outubro, o Sínodo se concentrará na “Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral”.

O Cardeal Hummes é atualmente presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), órgão fundado pela Caritas Internationalis que promove os direitos e a dignidade das pessoas que vivem na Amazônia.

O Vaticano também anunciou que o Papa Francisco havia escolhido dois secretários especiais para o sínodo: o bispo David Martínez De Aguirre Guinea, vigário apostólico de Puerto Maldonado, Peru, e o padre jesuíta Michael Czerny, subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério do Vaticano para Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

Quando anunciou o sínodo em 2017, o Papa Francisco disse que buscaria identificar novos caminhos de evangelização, especialmente para os povos indígenas “muitas vezes esquecidos e abandonados sem a perspectiva de um futuro pacífico, inclusive por causa da crise da floresta amazônica”, que desempenha um papel vital na saúde ambiental de todo o planeta.

O bispo Martínez comentou que a equipe teria que “tentar ser fiel aos povos da Amazônia, às comunidades ribeirinhas, aos indígenas, a tantas pessoas em nossas cidades amazônicas em nosso sonho de ajudá-los e responder aos desafios que nossa Igreja Amazônica enfrenta, não só por si mesma, mas também por todo o planeta.”

O secretário executivo do sínodo, Mauricio López, disse que essas nomeações expressam o “profundo compromisso do Papa com as realidades locais, seu amor pela Igreja que está em sua jornada, sua peregrinação, mergulhando nas culturas da região” e derivam de seu “desejo pelo sínodo de produzir uma reforma meticulosa e cuidadosa e um amor profundo pela Igreja do Cristo encarnado que busca iluminar a Igreja universal e ajudar no processo de produzir novas idéias”.

Essas nomeações representam a importância do Brasil e do Peru entre os nove países da região amazônica envolvidos no sínodo.

Consultas foram realizadas em toda a região em grupos da Igreja e comunidades locais que serão refletidas no Documento de Trabalho do Sínodo, que deverá ser publicado em junho.

Enquanto isso, o bispo Franz-Josef Bode, vice-presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, disse em uma entrevista que o modelo de “padres casados com um emprego civil” será “provavelmente apresentado ao Papa pelos bispos latino-americanos no Sínodo da Amazônia em outubro ”.

Falando com o jornal regional Osnabrücker Zeitung, o Bispo Bode deixou claro que é a favor de “repensar a ligação entre o celibato e o sacerdócio”.

“Sacerdotes com um trabalho civil” poderiam “celebrar a Eucaristia” e também fornecer “os serviços sacerdotais correspondentes”, disse ele. A “alta e adequada estimativa do celibato deve ser sempre preservada”, explicou, mas deve ser “enriquecida por outras formas de vida sacerdotal”.

O bispo alemão também falou em favor das mulheres diáconas “como um sinal de reconhecimento, estima e mudança de status das mulheres na Igreja que hoje estão em grande número ativas em campos de caridade e no campo do diaconato”.

Bispo Bode é o segundo bispo alemão a apontar para o Sínodo da Amazônia como o momento em que a Igreja se abrirá, provavelmente, a algumas mudanças fundamentais.

O bispo Franz-Josef Overbeck de Essen pediu uma nova “imagem do sacerdócio” à luz do fato de que, na região amazônica, muitas vezes existem mulheres religiosas que são influentes nas paróquias locais.

“A face da igreja local é feminina”, disse Overbeck, que é o chefe da comissão latino-americana dos bispos alemães, que fornece apoio financeiro e pastoral à América Latina.

Overbeck disse que o Sínodo da Amazônia levará a Igreja Católica a um “ponto sem retorno” e que, a partir de então, “nada será o mesmo que foi”. O bispo Erwin Kräutler, um defensor de padres casados e femininos, é o autor do documento de trabalho para o próximo Sínodo.

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 13/05/2019 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , .

  • 311.914 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 708 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: