COMBONIANUM – Formazione e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Mulheres na Igreja. Vozes que nos desafiam (1)

Maria Madalena e as Mulheres na Igreja. Vozes que nos desafiam
Maria de Magdala. Apóstola dos Apóstolos 


Mulheres na Igreja. Vozes que nos desafiam1

Imagem Pixabay

Por: Cleusa Maria Andreatta, Susana Rocca e Wagner Fernandes de Azevedo
http://www.ihu.unisinos.br
30 Junho 2019


Por ocasião da Festa de S. Maria Madalena, 22 de julho, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU propõe uma série especial de textos, reflexões, filmes e outros materiais, preparando a celebração da festa e sua continuidade.

Esta programação quer contribuir no debate sobre o lugar das mulheres na vida da Igreja, através da publicação semanal de notícias especiais, de 1º de julho a 23 de setembro do corrente ano, sobre o assunto. Tomando como referência a Festa de Maria Madalena, Apóstola dos Apóstolos, no dia 22 de julho, ao longo de 12 semanas serão retomadas matérias anteriormente publicadas no sítio do IHU sobre mulheres cujo protagonismo e importância na vida e na história da Igreja vêm sendo recuperados nos últimos anos mediante o importante trabalho de pesquisadoras e pesquisadores em torno destas histórias esquecidas e postas à margem.

Maria Magdala

Madalena e o Ressuscitado, de Marko I. Rupnik. Detalhe do mosaico da igreja Os Santos Primo e Feliciano, em Vrhpolje, Eslovênia.

A recuperação e visibilização destas figuras de mulheres na vida da Igreja é uma importante contribuição para se pensar o lugar das mulheres na vida da Igreja.

As diversas matérias do IHU sobre Maria Madalena são uma contribuição na recuperação de sua importância enquanto Apóstola dos Apóstolos e na superação da imagem distorcida da prostituta, pecadora arrependida…

Importância do gesto do papa Francisco de elevar sua posição na liturgia da Igreja de memória a Festa, tanto para a recuperação do seu justo lugar na Igreja das origens e superação da distorção preconceituosa de sua identidade, quanto para reimpulsionar o debate sobre o lugar das mulheres na Igreja.

A iniciativa do papa Francisco, de elevar a memória litúrgica de Maria Madalena, no dia 22 de julho, à festa, como dos Apóstolos, é profética. Segundo Lilia Sebastiani, teóloga italiana, a decisão “inscreve-se na teologia dos gestos, mais do que das inovações doutrinais, e será lembrada como dos aspectos mais significativos de seu pontificado”. Segundo ela, isto “não somente é importante para a história do culto de uma santa, mas para o devir do anúncio Pascal”. Miriam de Magdala é o tema de capa desta edição da IHU On-Line.

Revista IHU On-Line Nº 489

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 01/07/2019 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag , .

  • 304.478 visite
Follow COMBONIANUM – Formazione e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 587 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: