COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

Votos de Natal desde a tragedia do Congo


P. José Arieira

Com votos de um Santo Natal e Feliz Ano Novo, quero unir-me a cada um de vós no desejo de construir um mundo melhor, onde a mensagem que Jesus nos trouxe possa transformar o coração de cada um de nós a fim de cuidarmos da nossa casa comum.

Depois de umas longas férias devido a problemas de saúde, pude regressar à Rep. Dem. Do Congo no dia 20 de novembro.

Esta ano o Postulantado de Kisangani, onde me encontro, conta com 40 jovens que se preparam para a vida missionária e 4 formadores, 2 jovens sacerdotes congoleses, 1 italiano com 82 anos e eu que para lá caminho. A tarefa que nos foi confiada não é fácil pois exige discernimento, serenidade e constância para poder acompanhar estes jovens.

Aqui a situação no Congo continua a degradar-se a nível político, social e económico. Grupos armados continuam a fazer razia no nordeste do País, sobretudo no território de Beni, onde estão cometendo um verdadeiro genocídio, perante o silencio da comunidade internacional, sem que as forças amadas congolesas e os capacetes azuis dêem uma resposta adequada, a ponto de se perguntar se estão a favor da população ou ao lado dos grupos armados para destabilizar essas zonas e apropriar-se das riquezas desses territórios que as pessoas abandonam.

Os produtos de primeira necessidade, em alguns casos aumentou 100%, devido ao abandono dos campos, por causa da insegurança, e ao estado caótico das estradas. Com o novo presidente ficou a promessa que a escola seria gratuita, mas pelo contrário, as famílias, cada vez mais empobrecidas, se querem que os seus filhos estudem têm que pagar os professores. A nível religioso as seitas continuam a aumentar, havendo neste momento mais de 10.000.

Contudo o povo continua a manifestar a sua fé e acreditar que um dia será melhor, como o povo hebreu depois de uma história atribulada, uma pequena minoria não deixou de acreditar na vinda do Messias.

A liturgia é celebrada com esmero, na preparação da Palavra de Deus e nos cânticos. Contudo há dioceses que estão reduzidas ao Bispo e alguns sacerdotes e catequistas pelo que a evangelização continua a ser um grande desafio.

Quero deixar uma palavra de sincero agradecimento a todos quantos partilharam algo com este povo quando estive de férias, colegas, familiares e amigos e que o Deus Menino, com a Sua Mãe e S. José vos ajude nas vossas lutas diárias e sobretudo dê conforto e paz àqueles a que carregam o peso da idade ou da doença.

Unidos na oração, um abraço amigo

P. José Arieira
Comboniano

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 16/12/2019 da in PORTUGUÊS, Vocação e Missão.

  • 458.725 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Unisciti ad altri 875 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: