COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

–– Sito di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA –– Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa A missionary look on the life of the world and the church –– VIDA y MISIÓN – VIE et MISSION – VIDA e MISSÃO ––

Coimbra: Diocese inicia ano de festa que quer fazer da cidade «capital mundial» de Santo António

Jubileu especial dos 800 anos dos Mártires de Marrocos inclui iniciativas pastorais, científicas e culturais, em parceria com instituições da sociedade civil


Santo Antonio


11 de Janeiro 2020
https://agencia.ecclesia.pt/

Coimbra, 11 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra inicia este domingo a celebrar o jubileu dos 800 anos dos Mártires de Marrocos e de Santo António, num programa que se estendo ao longo de um ano, com iniciativas pastorais, científicas e culturais.

“Nós queremos que seja a capital mundial de Santo António, procurando que esta circunstância tenha importância para a cidade, para a nossa diocese, como tem inclusivamente para outras partes do mundo”, disse hoje à Agência ECCLESIa D. Virgílio Antunes, bispo diocesano, considerando que esta é uma data com “importância muito grande” para a comunidade católica local, para a Família Franciscana e para Portugal.

O responsável espera que a dimensão festiva, marcada por um “programa espiritual, litúrgico”, aponte à evangelização, por parte das comunidades cristãs.

“Vamos assinalá-la, pedindo a Deus a graça da conversão, da mudança de vida, do ânimo pastoral, da capacidade de evangelizar”, aponta D. Virgílio Antunes.

Para o prelado, a figura de Santo António é, muitas vezes, mal conhecido e mal interpretada, limitado à dimensão das “festividades populares”, sem aprofundar os escritos de uma figura que é reconhecida, pela sua produção teológica, como “doutor da Igreja”.

O bispo de Coimbra assinala ainda a dimensão cultural do ano jubilar, com um programa “muito alargado”, ao qual se associaram várias outras entidades da sociedade, a começar pelo Município e o Turismo do Centro de Portugal.

O ‘Jubileu dos Mártires de Marrocos e Santo António – Coimbra 1220-2020’ tem início este domingo com a celebração de abertura da Porta Santa na igreja de Santa Cruz, pelas 16h00, e termina no dia 17 de janeiro de 2021, com o encerramento do Ano Santo, durante o qual o Papa concedeu indulgência plenária aos peregrinos.

A 16 de janeiro de 2020 comemoram-se os 800 anos do martírio dos primeiros frades que São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos; tal acontecimento, juntamente com a chegada das relíquias destes mártires, à igreja de Santa Cruz de Coimbra, impressionou de tal modo o neo-sacerdote Fernando Martins de Bulhões que ele se decidiu, nesse mesmo ano, a fazer-se frade menor, assumindo o nome de António, porque é conhecido hoje o mais famoso santo português.

Em dezembro de 2019, o bispo de Coimbra publicou uma nota pastoral sobre o jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, na qual sublinha que na “sociedade secularizada do presente, persiste a urgência de evangelizar”.

Um povo que “esquece ou nega a sua história fica à deriva” ou então “se agarra à primeira ideologia imposta pela moda do momento, que agora parece firme e duradoura e logo a seguir é substituída por outra, aparentemente mais sedutora”, referiu.

D. Virgílio Antunes fala de Santo António (1191-1231) como uma figura “incontornável da história da Igreja, da história de Portugal e da história de Coimbra”.

O programa do Jubileu foi apresentado em outubro, pelo padre Francisco Claro, vigário paroquial de Santa Cruz de Coimbra, que anunciou, entre outras iniciativas, a criação de um “Itinerário do Peregrino”, partindo da igreja de Santa Cruz até à igreja de Santo António dos Olivais.

A nível cultural, um dos destaques do programa será a estreia mundial da “Missa de São Francisco” e “Missa de Santo António”, da autoria do maestro António Vitorino de Almeida.

O bispo de Coimbra realça, em particular, a proposta dos “domingos jubilares”, no primeiro domingo de cada mês, procurando concentrar a afluência das pessoas das várias paróquias e movimentos católicos, para que possam “entrar em contacto com esta história tão importante”, com o caminho próprio de um ano jubilar.

As tradicionais iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Coimbra – “Festa da Flor e da Planta”, bem como a “XII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra” -, a realizar em 2020, terão como inspiração a figura de Santo António e dos Mártires de Marrocos.

LFS/OC

A 16 de janeiro de 1220 morreram degolados em Marrocos os franciscanos italianos Vital, Berardo, Pedro, Acúrsio, Adjuto e Otão, mais tarde denominados como Santos Mártires de Marrocos; os seus restos mortais foram enviados para Portugal pelo infante D. Pedro.

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 12/01/2020 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS.

  • 365.149 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 780 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: