COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

Evangélicos representam já cerca de um terço da população do Brasil


Brasil

São Paulo,

A Igreja evangélica continua a sua expansão no Brasil, contando já com um número de fiéis que representa quase um terço da população do país (31%), segundo um estudo divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Datafolha.

Os cultos evangélicos são atualmente a segunda religião mais popular do país sul-americano, apenas atrás do catolicismo, que se mantém como a fé maioritária (50%), ainda que em clara tendência descendente.

Segundo as estimativas, os evangélicos poderão converter-se até 2032 na fé maioritária do Brasil.

Em 1980, 83% dos brasileiros declaravam-se fiel à Igreja católica, que desde então tem vindo a perder fiéis a favor da evangélica, que além disso tem ampliado enormemente a sua influência na política.

O estudo, publicado esta segunda-feira no jornal Folha de São Paulo, indicou que a maior parte dos evangélicos brasileiros são mulheres (58%) e negros (59%).

A região norte do país, que abrange grande parte da Amazónia, é onde os evangélicos avançam com mais força, ao contar já com 39% da população.

O auge desta corrente do cristianismo é motivo de preocupação por parte do Vaticano, que no ano passado, num sínodo específico sobre a Amazónia, aprovou a proposta de poder ordenar homens casados como sacerdotes nas zonas mais isoladas dessa região.

No sudeste do Brasil, a parte mais desenvolvida e onde se concentra a maioria da população, que se estima num total de 210 milhões de pessoas, 32% dos seus habitantes declaram-se evangélicos e 45% dizem ser católicos.

Os evangélicos tornaram-se num ator influente na política brasileira.

Contam com a sua própria bancada no Congresso e foram fundamentais para a vitória de Jair Bolsonaro, de extrema-direita, nas eleições presidenciais de 2018.

O mandatário, um capitão da reserva do Exército, é católico, mas já participou em diferentes atos evangélicos, tem estreitos vínculos com os pastores mais célebres desse credo e impulsionou medidas em linha com a agenda conservadora do grupo.

De fato, entre os seus ministros encontra-se a pastora evangélica Damares Alves, titular da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e que, numa das suas últimas propostas, defendeu a abstinência sexual entre os adolescentes para evitar as gravidezes precoces.

A sondagem da Datafolha tem uma margem de erro de dois pontos e foi realizada em dezembro passado em 176 municípios de todo o Brasil, tendo entrevistado 2.948 pessoas.

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 20/01/2020 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag , .

  • 469.929 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Unisciti ad altri 883 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: