COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

Tráfico de seres humanos e o «grito dos migrantes»: Um dia de reflexão, um mês de oração


Tratta


O dinheiro que alimenta o tráfico das pessoas está «manchado de sangue», afirma, sem meias palavras, o papa Francisco na vídeo-mensagem na qual apresenta a intenção de oração para fevereiro, intitulada “Escutar o grito dos migrantes”, por serem muitas vezes vítimas da «corrupção daqueles que estão dispostos a tudo para enriquecer».

No vídeo, uma mala repleta de notas bancárias, marcadas como “dirty money”, transfiguram-se em imagens de crianças escravizadas, barcos de migrantes e mulheres obrigadas à prostituição.

«Rezemos para que o grito dos irmãos migrantes, caídos nas mãos de traficantes sem escrúpulos», seja «escutado e considerado», apela Francisco, no vídeo que antecede o dia mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, que ocorre no próximo sábado.

A ONU estima que existam 40 milhões de vítimas do tráfico no mundo, mais de 70% das quais são mulheres ou crianças. A exploração sexual é a principal finalidade do desprezo pelo ser humano (59%), seguida pela laboral (34%), com a primeira a concentrar-se na Europa e América, e a segunda na África e Próximo Oriente, referem dados recolhidos em 2016/17 pelas Nações Unidas, a partir de 142 estados membros.

O crescimento do tráfico de pessoas, relacionado, não exclusivamente, a regiões onde há conflito armado, tem sido acompanhado pelo número de traficantes condenados, embora permaneçam vastas áreas de impunidade na África e Ásia.

«Cada vez mais precisamos de estar atentos e não nos deixarmos distrair com as peregrinações que nos alheiam da terra que pisamos e nos impedem escutar o clamor das vítimas, nos lugares e nos meios mais insuspeitos»

Promovido pela Talitha Kum, rede mundial da vida consagrada católica,o dia de oração e reflexão assinala-se, desde 2015, a 8 de fevereiro, dia da memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa que foi raptada aos 8 anos e várias vezes vendida como escrava.

«O tráfico de seres humanos é hoje, talvez mais do que outrora, uma realidade transversal ao mundo inteiro, levado a cabo por pessoas e em lugares mais insuspeitos», e «a exploração convive perfeitamente ao nosso lado, sem nos apercebermos disso», escreveu a Júlia Bacelar, das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade, instituição da Igreja pioneira na luta contra o tráfico humano,

Em texto igualmente publicado em 2014 na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, a religiosa alertou: «Quando vemos, ouvimos e lemos sobre a exploração infantil (laboral e sexual) algures em países asiáticos, respiramos fundo e ficamos com a consciência pacificada, pois a distância geográfica põe-nos essa triste realidade – loin des yeus, loin du coeur».

«Cada vez mais precisamos de estar atentos e não nos deixarmos distrair com as peregrinações que nos alheiam da terra que pisamos e nos impedem escutar o clamor das vítimas, nos lugares e nos meios mais insuspeitos», assinalou.

Rui Jorge Martins
Fonte: L’Osservatore Romano
Imagem: Tinnakorn/Bigstock.com
Publicado em 06.02.2020
http://www.snpcultura.org

 

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 07/02/2020 da in Atualidade social, Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag , .

  • 407.520 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Segui assieme ad altri 833 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: