COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

Papa pede aos leigos que evitem cinco tentações: Clericalismo, competitividade, carreirismo, rigidez, negatividade


Papa aos leigos


«É a vossa hora, homens e mulheres comprometidos no mundo da cultura, da política, da indústria… que com o seu modo de viver sejam capazes de levar a novidade e a alegria do Evangelho aonde estão.»

Este é o desafio e o apelo que o papa dirigiu hoje aos participantes no Congresso Nacional de Leigos que decorre entre esta sexta-feira e domingo, em Madrid, na qual acentua que a palavra de Deus precisa de ser anunciada «com paixão e alegria através do testemunho cristão, para derrubar até os muros mais altos que isolam e excluem».

«Peço-vos, por favor, que eviteis a todo o custo as “tentações” do leigo dentro da Igreja, que podem ser: o clericalismo, que é uma praga e vos encerra na sacristia, como também a competitividade e o carreirismo eclesial, a rigidez e a negatividade…, que asfixiam o específico do vosso chamamento à santidade no mundo atual», apontou.

O “Povo de Deus em saída”, tema do encontro, «vive numa história concreta, que ninguém escolheu, mas que lhe é dada, como uma página em branco onde escrever. É chamado a deixar para trás as suas comodidades e dar um passo para o outro, procurando dar razão da esperança, não com respostas pré-fabricadas, mas incarnadas e contextualizadas, para fazer compreensível e exequível a Verdade que como cristãos nos move e nos torna felizes».

A mensagem apela à mobilização de uma «liberdade interior capaz de deixar tocar-se pela realidade do nosso tempo, e ter a coragem de sair ao seu encontro», para «ressoar a voz sempre nova do Evangelho», particularmente na «velha Europa, em que a Boa Notícia se vê sufocada por tantas vozes de morte e desespero».

«Portanto, não tenhais medo de calcorrear as ruas, de entrar em cada canto da sociedade, de chegar até aos limites da cidade, de tocar as feridas da nossa gente… esta é a Igreja de Deus, que arregaça as mangas para sair ao encontro do outro, sem o julgar, sem o condenar, mas estendendo-lhe a mão, para o apoiar, animar ou, simplesmente, para o acompanhar na sua vida», assinala Francisco.

Rui Jorge Martins
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Imagem: janstarstud/Bigstock.com
Publicado em 14.02.2020
http://www.snqcultura.org

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 14/02/2020 da in Atualidade eclesial, PORTUGUÊS con tag .

  • 458.810 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Unisciti ad altri 875 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: