COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

Enzo Bianchi – Cinco objeções à oração (II)


oração7

Orar é útil?

Se Deus sabe tudo, se Deus é imutável nos seus desígnios, não será talvez inútil invoca-lo e fazer-lhe pedidos?

São objeções antigas, e todavia regressam hoje, agravadas pelo peso de uma relação entre oração e vida que não se soube resolver a nível espiritual. Sem confundir utilidade com utilitarismo e inutilidade com gratuidade, pode afirmar-se que a autêntica oração cristã tem utilidade, ou seja, produz frutos não só espirituais, mas também humanos.

A oração não é a fórmula mágica para preencher os nossos limites ou fugir deles, mas, ao contrário, funda-se nossa debilidade, e é possível só a partir do reconhecimento da nossa condição radical de pobreza enquanto criaturas. Aquele que começa a orar suplicando e pedindo antes de tudo com o Espírito Santo, fá-lo dando voz à sua não-autossuficiência, confessando que por si próprio não pode salvar-se, reconhecendo ser dependente de uma Presença que o precede e de quem se dispõe a receber tudo.

Este reconhecimento elementar da própria limitação é o primeiro grau a ultrapassar para ter acesso à sua íntima verdade, é um ato salvífico já humanamente, e por si só bastaria para testemunhar a utilidade da oração.

Além disso, hoje constatamos que as dificuldades da oração nascem, em boa parte, da imagem de homem atualmente dominante. O paradigma de homem vencedor é, com efeito, o do homem tecnológico, que se confia ao saber tecnológico para superar limites e obstáculos até há pouco tempo considerados inultrapassáveis.

Trata-se de um homem que se coloca como senhor do aparato tecnológico, com o qual medeia a sua relação com a realidade; um homem que é, portanto, animado pela necessária de encontrar em todas as suas atividades uma eficácia imediatamente quantificável.

O perigo desta mentalidade aplicada à oração é o desnaturamento da própria oração, enquadrara numa visão mecanicista em que aquilo que parece essencial é a possibilidade de programar e quantificar o seu resultado concreto, o seu “útil”.

A imagem do homem estabelecida pela cultura científico-tecnológica faz do homem o centro e o protagonista de uma relação que, ao contrário, tem o seu início só em Deus, e arrisca-se, no melhor dos casos, a reduzir a oração a uma simples atividade de reflexão, com vista ao ajustamento do próprio equilíbrio psicológico.

Por isso, é preciso reafirmar: o dom da graça que pode florescer na planta da oração perseverante, irrigada pela chuva da eficaz Palavra de Deus, não pode ser reduzido a um propósito perseguido com o esforço voluntarista, ou mediante o auxílio das ciências humanas. Compreender isto é um outro “ganho” não despiciendo para a nossa vida espiritual.

Haverá acolhimento?

O mal-estar em relação à oração de petição depende também do ceticismo no que respeita à possibilidade de acolhimento e cumprimento do pedido. Diz-se muitas vezes: «Rezei tanto, mas não mudou nada»… Isto, na realidade, não pode ser afirmado pelo cristão, que, do mistério da oração é sempre diretamente remetido para o mistério da fé, e, por isso, ao mistério de Deus: nunca se sai da oração igual a como se entrou.

Mas pode pedir-se alguma coisa na oração? Ao crente moderno sucede experimentar um certo mal-estar em relação às orações que formulam pedidos concretos; esta discrição indu-lo a evitar pedidos específicos a Deus, quase que o desculpando antecipadamente da falta de acolhimento, e, em todo o caso, deixando-lhe sempre aberta um caminho de saída com formulações genéricas e vagas.

Infelizmente, esta atitude conduz a negligenciar um aspeto fundamental da oração de petição, que se encontra constantemente também na estrutura das súplicas do Antigo Testamento: a apresentação da própria situação concreta perante Deus, para chegar, através da oração, a julgar e a decidir com Ele a sua vida.

O salmista, por exemplo, apresenta a Deus a sua condição de doença, de tentação, de pecado, de perigo de morte, de perseguição injusta, pedindo-lhe para estender sobre essas situações o seu poderoso braço que salva…

A oração dos Salmos, tão repleta de pedidos de saúde, cura e vida plena, educa o cristão a falar a Deus a partir do reconhecimento da própria condição de criatura e das necessidades a ela ligadas; mas condu-lo também, precisamente porque ele sabe que o que «está escrito» pelos Salmos se cumpriu em Jesus Cristo, a reconhecer que «em Jesus Cristo todos os seus pedidos são escutados» (Dietrich Bonhoeffer).

Assim, o grande acolhimento da oração consiste em fazer crescer o orante, na concretude da sua existência cristã, à estatura de Cristo; em conformá-lo, sobre a orientação do Espírito Santo, ao próprio Filho.

A oração é uma componente eficaz da história?

No atual contexto cultural pode entrever-se, da parte dos cristãos, o esquecimento de um aspeto essencial da oração: a sua capacidade de agir em sinergia com o querer de Deus até ser uma componente autêntica da história. E pelo contrário: não haverá, talvez, na atual procura pelo miraculoso e pelo sobrenatural uma tentativa, ainda que desajeitada, de exprimir um artigo fundamental da fé bíblica, hoje envolvido por cética reserva, ou seja, a fé no Deus que opera e se manifesta realmente na história?

Aqui é preciso, além disso, recordar o significado profundo da oração de petição pelos outros, a intercessão. Etimologicamente, “inter-cedere” significa «dar um passo atrás», «interpor-se» entre duas partes, indicando assim um compromisso ativo, um tomar a sério tanto a relação com Deus quanto com os outros homens.

A intercessão não nos conduz a recordar a Deus as necessidades dos homens, mas conduz-nos a abrir-nos à sua necessidade, fazendo memória deles diante de Deus, e recebendo novamente os outros de Deus, iluminados pela luz da sua vontade.

A intercessão ensina a entrar em qualquer situação humana em plena solidariedade com o Deus feito homem «por nós, homens», como recitamos no Credo, Símbolo da fé.

Através da intercessão, reconhecemos a nossa desmesurada limitação no fazer o bem pelo outro, e dispomo-nos a assumi-lo para além das nossas possibilidades: interceder é o sinal mais evidente e o fruto mais amadurecido da nossa responsabilidade para com os irmãos, porque é o ato com que assumimos responsabilidade por eles, inclusive fora do espaço público, quando isso não é pedido pelas convenções sociais, nem produz uma gratificação pessoal.

E o culminar da intercessão não consiste em palavras pronunciadas diante de Deus, mas num viver diante dele na posição do Crucificado, fiel a Deus e solidário com os homens até ao fim.

A intercessão por excelência, na qual participa também a do cristão, é aquele de Cristo que estende os braços na cruz, invocando o perdão para os seus crucificadores; deste modo, Ele abre-os a um abraço a toda a humanidade, fazendo da debilidade extrema da própria morte o ato de amor, através do qual se manifesta nele o poder misericordioso de Deus. Nesse ato, o crente reconhece e confessa a intercessão plenamente eficaz, sem limites, portadora de salvação para todos.

Enzo Bianchi
Perché pregare, come pregare, ed. San Paolo
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: photobyphotoboy/Bigstock.com
Publicado em 10.02.2020
http://www.snpcultura.org

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 12/03/2020 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS con tag , .

  • 471.221 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Unisciti ad altri 883 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: