COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

Na metade de 2020, o ano já acabou para o Vaticano?


Até novo aviso, haverá poucos turistas, encontros cancelados e nenhuma viagem papal naquilo que resta deste ano.
O comentário é de Robert Mickens, publicado por La Croix International, 17-07-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
http://www.ihu.unisinos.br



Este deveria ter sido “o” ano!

“Quando a história do tempo do Papa Francisco como bispo de Roma for finalmente escrita, há uma boa chance de que o Ano de Nosso Senhor de 2020 seja registrado como o mais importante de todo o seu pontificado.”

Pelo menos foi o que eu pensei em janeiro.

Mas, de repente, a pandemia do coronavírus chegou, e, agora, tudo está em aberto… Não parecia assim no início do ano.

Alguns estão se perguntando se este realmente pode ser o último ano (de Francisco).

As recentes decisões do papa de “aposentar” o poderoso religioso italiano Angelo Sodano como decano do Colégio dos Cardeais e de tornar o cardeal Luis Antonio Tagle, das Filipinas, o chefe um dos mais poderosos escritórios vaticanos – a Propaganda Fide – estão sendo lidas como sinais de que Francisco está começando a se preparar para a eleição do seu sucessor na cátedra de Pedro.

O papa jesuíta de 83 anos também emitirá dois importantes documentos em 2020 e provavelmente alguns outros. Ele continuará viajando pelo mundo, possivelmente indo a lugares que seus antecessores esperavam visitar, mas tiveram a entrada negada. E não há dúvida de que ele acrescentará mais homens ao ilustre grupo dos barretes vermelhos do qual surgirá o próximo bispo de Roma.

Portanto, a partir de qualquer ângulo que se olhe para este ano civil, ele quase certamente será crucial.

A partir de qualquer ângulo, de fato!

“Don’t cry for me, Amazônia”

A única coisa importante que Francisco conseguiu fazer antes da pandemia o enjaular dentro do Vaticano foi emitir a sua exortação pós-sinodal “Querida Amazônia”. E, por uma variedade de razões que não estão bem fundamentadas, esse documento deixou muitas pessoas decepcionadas.

Quanto ao fato de viajar para lugares onde a entrada dos seus antecessores foi negada, será preciso esperar mais um pouco. O papa não vai a lugar algum agora ou no futuro próximo.

Isso é muito ruim? Tão ruim que agora já virou notícia o fato de cardeais e bispos vaticanos começarem a atravessar a fronteira italiana e a viajar para outras partes da Europa, o que é possível desde o dia 3 de junho. Ou seja, há mais de um mês.

Quanto à criação de novos cardeais, há rumores de que Francisco ordenou 15 novos anéis para distribuir junto com os barretes vermelhos em um próximo consistório. Mas não há nenhuma indicação de quando isso poderá ocorrer. E, como sempre neste pontificado, é difícil dizer quem Francisco colocará nesse Colégio que eventualmente elegerá seu sucessor.

Onde está o relatório sobre McCarrick?

Há também a questão nem tão pequena do exaustivo relatório sobre o ex-membro do Colégio chamado Theodore McCarrick.

Já se passaram dois anos desde que o arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio papal nos Estados Unidos, emitiu um duro ataque ao papa jesuíta, acusando-o de fechar os olhos à má conduta sexual de McCarrick e pedindo que ele renunciasse ao papado.

Onde está esse relatório? O Vaticano prometeu que o divulgaria em breve.

O atraso provavelmente tem a ver com o fato – e não especulação – de que o antecessor mais imediato de Francisco e as autoridades do pontificado anterior têm uma responsabilidade consideravelmente maior do que o papa argentino em relação a qualquer falta de supervisão no que diz respeito ao ex-cardeal.

O atual papa certamente não quer divulgar um relatório que cause mais embaraço a um idoso e frágil Bento XVI, que está de luto pela recente morte do seu irmão.

Animação suspensa

São tempos estranhos no Vaticano. Atualmente, há muito poucos turistas e peregrinos, mais de um mês depois que os residentes europeus foram autorizados a começar a viajar entre os países da região.

A maioria das lojas da Praça de São Pedro ainda estão fechadas. Toda a área tem uma sensação de abandono, de vazio. Isso pontua o estado contínuo de animação suspensa que se sente em relação ao nosso retorno parcial às celebrações. Ou deveria ser um retorno a celebrações parciais?

Estamos em tempos bizarros agora.

Depois de tantos meses de confinamento e, em seguida, de reabertura gradual, há uma sensação de cansaço e de fadiga no Vaticano. E há uma sensação de incerteza sobre o futuro.

O Papa Francisco, por sua vez, está tirando férias normais em casa durante todo o mês de julho. Só podemos imaginar o que ele está preparando para a próxima metade de 2020, apesar das restrições em curso.

Ele sempre demonstrou uma capacidade extraordinária de lançar iniciativas ou de gerar grandes notícias quando menos se espera

Devemos estar em alerta, então, pois não sabemos o dia nem a hora.

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 22/08/2020 da in Attualità ecclesiale, ITALIANO con tag , .

  • 491.622 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Unisciti ad altri 894 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stata una pubblicazione interna nata tra gli studenti comboniani nel 1935. Ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e di patrimonio carismatico.
Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
Pereira Manuel João (MJ)
combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: