COMBONIANUM – Spiritualità e Missione

Blog di FORMAZIONE PERMANENTE MISSIONARIA – Uno sguardo missionario sulla Vita, il Mondo e la Chiesa MISSIONARY ONGOING FORMATION – A missionary look on the life of the world and the church

«Nada temas» foi um dos termos da Bíblia mais pesquisados na internet em ano de pandemia


A aplicação “YouVersion Bible”, considerada uma das mais populares do mundo, atingiu em 2020 quase 600 milhões de pesquisas, número 80% acima do ano anterior, aumento possivelmente relacionado com a irrupção da pandemia de Covid-19 e a necessidade de encontrar textos relacionados com o medo, a cura e a esperança.

O versículo 10 do capítulo 41 do livro profético de Isaías foi o mais procurado, em língua inglesa, na aplicação, repetindo o resultado de 2018: «Nada temas, porque Eu estou contigo; não te angusties, porque Eu sou o teu Deus. Eu fortaleço-te e auxilio-te, e amparo-te com a minha mão direita e vitoriosa».

No início do ano, as palavras mais pesquisadas na aplicação foram «ano novo», «a Bíblia num ano», «fé» e «jejum», mas a partir da aceleração do Covid-19, em março, o termo mais procurado foi «medo». À medida que a pandemia continuava, sobressaíram palavras como «paz», «esperança», «fé» e «justiça», ao passo que «cura» e «amor» foram consistentemente procurados.

O fundador da YouVersion, Bobby Gruenewald, observou que nas dificuldades as pessoas continuam a buscar a Deus, neste ano com mais intensidade através dos meios digitais, não só porque ficaram confinadas em casa durante várias semanas, como, mesmo após o alívio de algumas das medidas mais restritivas, as igrejas tiveram de permanecer fechadas ou com limitações à capacidade de acolhimento.

«Embora 2020 seja um ano que muitos dizem que gostariam de esquecer, nós vemo-lo como um ano para lembrar como Deus usou a aplicação da Bíblia para ajudar muitas pessoas que estão à procura de respostas», assinalou.

«Medo» foi o principal termo de busca na aplicação durante os primeiros meses do ano, dando lugar a «justiça». A palavra «cura» constituiu uma das tendências de procura ao longo de 2020.

Embora de livro bíblico diferente, o versículo mais procurado em 2019 não diferia substancialmente, em conteúdo, do “vencedor deste ano”: «Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em acções de graças» (Carta de S. Paulo aos Filipenses 4,6).

«Doença», «pestilência», «praga», «orar pelo governo», «obedecer à autoridade do governo», «sinais do fim dos tempos», «fim do mundo», «racismo», «justiça», «igualdade» e «opressão» foram palavras-chave

A página “The Bible Gateway” também apresentou resultados semelhantes: versículos relacionados com a ajuda de Deus para curar os doentes atingidos tiveram 90 vezes mais consultas do que a média quando, em março, começaram nos EUA as restrições devidas à Covid-19.

O sítio também relata que as consultas ligadas ao racismo, justiça e opressão foram 100 vezes mais procurados do que a média na semana após a morte de George Floyd, enquanto versículos relacionados com autoridades governamentais tiveram mais de 50 vezes a média das pesquisas no dia da eleição.

Os dois versículos mais procurados em “The Bible Gateway” continuaram a ser os mesmos de anos anteriores: «Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna», do Evangelho segundo S. João (3,16), foi o primeiro.

Em segundo lugar, a passagem do profeta Jeremias (29,11): «Eu conheço bem os desígnios que tenho acerca de vós, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro de esperança – oráculo do Senhor».

No terceiro lugar, uma novidade, com origem num livro que os peritos na Bíblia integram nas obras históricas: «O meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar e procurar a minha face para orar e renunciar à sua má conduta, hei-de escutá-lo desde o céu, perdoarei os seus pecados e curarei dos males o seu país» (2 Crónicas 7,14).

O excerto foi várias vezes citado em orações pelo presidente dos EUA, Donald Trump, tendo sido o versículo mais procurado no período em torno à sua eleição, em 2016.

«Doença», «pestilência», «praga», «orar pelo governo», «obedecer à autoridade do governo», «sinais do fim dos tempos», «fim do mundo», «racismo», «justiça», «igualdade» e «opressão» foram temas-palavras em “The Bible Gateway”.

Rui Jorge Martins
Fontes: Christianity Today, YouVersionBible Gateway
http://www.snpcultura.org
Publicado em 18.12.2020

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

Questo sito utilizza Akismet per ridurre lo spam. Scopri come vengono elaborati i dati derivati dai commenti.

Informazione

Questa voce è stata pubblicata il 20/12/2020 da in Fé e Espiritualidade, PORTUGUÊS.

  • 663.859 visite
Follow COMBONIANUM – Spiritualità e Missione on WordPress.com

Inserisci il tuo indirizzo email per seguire questo blog e ricevere notifiche di nuovi messaggi via e-mail.

Unisciti ad altri 769 follower

San Daniele Comboni (1831-1881)

COMBONIANUM

Combonianum è stato una pubblicazione interna di condivisione sul carisma di Comboni. Assegnando questo nome al blog, ho voluto far rivivere questo titolo, ricco di storia e patrimonio carismatico.
Il sottotitolo Spiritualità e Missione vuole precisare l’obiettivo del blog: promuovere una spiritualità missionaria.

Combonianum was an internal publication of sharing on Comboni’s charism. By assigning this name to the blog, I wanted to revive this title, rich in history and charismatic heritage.
The subtitle
Spirituality and Mission wants to specify the goal of the blog: to promote a missionary spirituality.

Sono un comboniano affetto da Sla. Ho aperto e continuo a curare questo blog (tramite il puntatore oculare), animato dal desiderio di rimanere in contatto con la vita del mondo e della Chiesa, e di proseguire così il mio piccolo servizio alla missione.
I miei interessi: tematiche missionarie, spiritualità (ho lavorato nella formazione) e temi biblici (ho fatto teologia biblica alla PUG di Roma)

I am a Comboni missionary with ALS. I opened and continue to curate this blog (through the eye pointer), animated by the desire to stay in touch with the life of the world and of the Church, and thus continue my small service to the mission.
My interests: missionary themes, spirituality (I was in charge of formation) and biblical themes (I studied biblical theology at the PUG in Rome)

Manuel João Pereira Correia combonianum@gmail.com

Disclaimer

Questo blog non rappresenta una testata giornalistica. Immagini, foto e testi sono spesso scaricati da Internet, pertanto chi si ritenesse leso nel diritto d’autore potrà contattare il curatore del blog, che provvederà all’immediata rimozione del materiale oggetto di controversia. Grazie.

Categorie

<span>%d</span> blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: